Estado precário e de total abandono. Foi assim que o prefeito Sérgio Moraes definiu a situação do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, ao realizar na manhã desta terça-feira, dia 21, uma vistoria nas dependências do complexo. Acompanhado de secretários e de uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento, o grupo percorreu a área das arquibancadas, dos boxes, as torres de controle, o espaço do paddock e também o circuito Osvaldinho de Oliveira e em todos os locais foram encontradas avarias.
Dentre os problemas detectados em uma avaliação inicial, estão infiltrações, vazamentos, danos na rede elétrica e climatização, estragos no forro, mofo nos pisos e nas paredes de alvenaria, pichações, vidros quebrados, rachaduras no asfalto, problemas no sistema de drenagem, ferrugem nas estruturas metálicas, entre outros. Ao caminhar pela pista de corridas, o prefeito chegou a retirar com a mão uma placa de asfalto com cerca de 15 centímetros de diâmetro e em vários pontos constatou que a cobertura chega a esfarelar.
Para que provas nacionais voltem a ser realizadas no autódromo, será necessário o recapeamento de toda a pista, conforme exigência da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Um levantamento completo das avarias será elaborado e encaminhado ao Ministério Público para que o órgão tenha ciência do estado em que o complexo foi encontrado pela atual gestão.
A ideia, segundo o prefeito, é dar início a uma grande revitalização para que em setembro deste ano o local esteja apto a receber grandes provas nacionais e internacionais do automobilismo. Ele ressaltou que o autódromo já foi palco de grandes eventos como a Stock Car e Fórmula Truck. “Tínhamos acampamentos lotados, era uma imensa festa popular e tudo isso foi sendo abandonado, com prejuízos enormes para a rede hoteleira, restaurantes e para toda a população. Teremos que buscar recursos no Ministério do Turismo, não é pouco, mas nós sabemos buscar”, disse.
Para acompanhar a visita, primeiro compromisso de agenda no dia de hoje, foram convocados os secretários municipais das áreas envolvidas com o complexo. Participaram a secretária municipal de Turismo, Jaqueline Marques de Souza; de Segurança e Trânsito, Reginaldo Campos; de Obras e Infraestrutura, Francisco Carlos Smidt; e de Serviços Públicos, Edson Kern. Também participou o subsecretário de Obras, Dilson de Siqueira, e o vereador Serginho Moraes.
Comparando esse dado com o ano de 2023, houve redução de 15% nos casos A Polícia Civil gaúcha divulgou, nesta terça-feira (21), o Mapa dos Feminicídios referente ao ano de 2024. O documento demonstra a realidade dos números envolvendo feminicídios no Rio Grande do Sul durante todo o ano passado, quando 72 casos de feminicídios consumados foram registrados no RS. Comparando esse dado com o ano de 2023, houve redução […]