Uma moradora de Santa Cruz do Sul entrou em contato com a Rádio Santa Cruz para relatar que recebeu uma conta de energia elétrica falsa. Ela só percebeu que poderia ser golpe pelo fato de a conta ter vindo em seu nome, sendo que o titular é o seu marido. Ela conta que também que desconfiou do valor muito abaixo do normal, e de que aparecia na conta apenas o primeiro nome dela na conta. “Não fosse isso eu tinha pago. O valor veio de 38,59, mas nossa conta fica próximo a 200 reais”, explica. Ela disse que decidiu divulgar o ocorrido para que outras pessoas não caiam no golpe. “Tem que cuidar, pois temos parentes que pagaram a conta e quando viram estavam em atraso com a RGE, porque pagaram uma conta falsa”, salienta.
Em contato com a RGE, a empresa orientou que antes de confirmar o pagamento por boleto ou pix, o cliente deve se certificar de que o valor é o mesmo que aparece na conta e se o nome e o CNPJ do favorecido são os da empresa de energia. No caso da RGE, o CNPJ é o 02.016.440/0001-62. Em qualquer divergência ou suspeita sobre o favorecido, o cliente não deve fazer o pagamento.
Além disso, a empresa afirma que não realiza a entrega de faturas pelo correio. A entrega ou é física, através de funcionários próprios devidamente uniformizados e identificados, ou através de e-mail para os clientes que fizeram a adesão ao serviço.
Sobre a segunda via, a empresa esclarece que o cliente pode solicitá-la exclusivamente pelo site www.rge-rs.com.br ou aplicativo CPFL Energia, e pagar a fatura obtida com o código de barras ou código pix. Além disso, pede atenção especial para quem for usar sites de busca, como o Google, pois é ali que os sites fraudulentos podem aparecer para o cliente. O link correto é o https://www.rge-rs.com.br/descomplica-debitos-segunda-via.
A RGE também disse que possui uma área específica no site para orientações gerais de segurança para os clientes, o https://www.rge-rs.com.br/fato-ou-fake.
Em caso de dúvidas, os clientes podem acessar os canais de atendimento; na RGE são: WhatsApp (51) 999550002, SMS 27350 e call center 0800 970 0900 (ligação gratuita).
Por: Josemar Santos