Bastou o primeiro grande teste da temporada para o Grêmio ver a invencibilidade da temporada esvair. Na noite desta quarta-feira, o Tricolor poupou os titulares e perdeu para o Juventude por 2 a 0, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 5ª rodada do Gauchão.
Com 10 pontos, o Grêmio segue na liderança do Grupo A. Agora, tudo é Gre-Nal. No sábado, às 21h, o clássico acontece na Arena.
Jogo movimentado no Jaconi
Já pensando no Gre-Nal 444, Quinteros optou por poupar quase todos os titulares e, com isso, viu o Juventude começar melhor no Alfredo Jaconi. Com marcação alta na saída de bola tricolor, o Papo levou perigo com Petterson. O atacante aproveitou cruzamento de Ênio e finalizou para fora. Estreante da noite, Tiago Volpi quase se complicou ao tentar sair jogando com os pés, mas a jogada foi paralisada por falta de ataque de Mandaca.
Aos poucos, o Grêmio conseguiu sair mais do campo defensivo, principalmente explorando os lançamentos para Arezo. Na primeira vez chegada perigosa, o camisa 19 ganhou da marcação e soltou a bomba pela linha de fundo. O Juventude, por sua vez, colocou a bola na rede com Petterson, mas o impedimento foi marcado acertadamente.
A melhor chance da etapa inicial foi do Tricolor. Primeiro, Arezo parou em Gustavo. Na sobra, Monsalve, sem marcação quase na pequena área, finalizou para fora. Aproveitando a improvisação do garoto Viery, o Juventude insistia nas jogadas pelo lado direito ofensivo. Em uma das vezes, Erick Farias recebeu de Ênio e chutou por cima do gol, sem perigo algum.
Primeira derrota em 2025:
Com a intenção de melhorar o sistema ofensiva, o treinador tricolor voltou do intervalo com Aravena e Pavon, abrindo mão de Dodi e André Henrique. Logo na primeira chegada da etapa final, Pavon recebeu de Edenilson e chutou cruzado para fora.
O confronto em Caxias do Sul ficou bastante aberto, com os dois times apostando nas transições rápidas. Em uma delas, Edenilson finalizou da entrada da grande área e Gustavo espalmou para escanteio. Em belo passe de Batalla, Erick Farias saiu na cara de Volpi, mas finalizou cruzado para fora.
A melhora do Papo resultou em gol. Em bela jogada pela esquerda, Jadson rolou para Erick Farias, que parou em Volpi. Na sobra, Batalla fuzilou para abrir o placar no Jaconi: 1 a 0. Os donos da casa seguiram no ataque e logo encaminharam a vitória. Em cobrança de falta de longe, Jean Carlos acertou o ângulo esquerdo de Volpi: 2 a 0. Nos minutos finais, Aravena e Arezo despediçaram a chance de diminuir o placar.