A mais recente pesquisa conduzida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) trouxe à tona um notável crescimento de 390% na busca por procedimentos estéticos no país. A pesquisa, que abrangeu cerca de 1,2 mil entrevistados, revelou que aproximadamente 80% deles já haviam se submetido a algum procedimento não invasivo.
Neste sentido, o Programa Conexão Regional da Rádio Santa Cruz recebeu Dra Gabriela Hirsch, especialista em Estética Avançada, para falar sobre os benefícios que os procedimentos podem trazer para as pessoas, principalmente em se tratando de qualidade de vida.
Na oportunidade, Gabriela explicou que a área da estética vai muito além de tratar da parte física dos pacientes, pois também abrange especialmente a saúde. “Não é só uma questão estética ou de harmonização, a área também abrange questões importantíssimas como a saúde dos pacientes. Podemos citar como exemplo, principalmente, problemas relacionados à pele, como a rosácea, as estrias, as cicatrizes e o câncer de pele”, revela.
Ela ainda complementa. “Outro fator bem relevante é a questão da autoestima das pessoas, para que elas se sintam seguras, confiantes e bem consigo mesmo. E evoluir nesse sentido sabemos que é de extrema importância nos dias atuais”, complementa.
Dra Gabriela comenta que a principal demanda do seu trabalho atualmente é na questão do envelhecimento de seus pacientes. “Na minha área, o que eu mais atendo atualmente são mulheres e homens que procuram o retardamento do envelhecimento. Neste sentido, procuramos fazer um envelhecimento saudável, desacelerado, com pequenos reparos e procedimentos que não mudam drasticamente a aparência daquele paciente, mantendo uma naturalidade. Esse é o foco do meu trabalho e do meu público atualmente”, afirma.
Ela faz um paralelo entre os tipos de envelhecimento, citando as causas do envelhecimento acelerado. “Existe o envelhecimento natural e o fisiológico, que vai da genética de cada pessoa. Mas também existe o envelhecimento acelerado, que vem de consequências como a exposição solar, má alimentação, consumo excessivo de gorduras e açucares, entre outros. Nesses casos, fazemos um tratamento especial para tentarmos fazer com que a parte física do paciente se coincida com a idade cronológica, posteriormente mantendo o processo para que se mantenha uma regularidade”, enfatiza.
Perguntada sobre possíveis restrições, ela diz que antes de realizar qualquer tipo de procedimento é necessário a realização de uma avaliação individual nos pacientes. “Sempre tem que haver uma avaliação. Antes de qualquer procedimento estético é necessário fazer uma avaliação de saúde para termos certeza se existe ou não algum impedimento em relação a algum procedimento. Hoje existem diversas alternativas, mas mesmo assim tem coisas que não podem ser realizadas visando a saúde do paciente”, destaca.
Ela ainda explica como funciona a questão da validade dos procedimentos. “Temos uma média de duração de cada procedimento, porém, ainda assim o fator determinante serão as características individuais de cada paciente. Não podemos fazer um comparativo, o que deu muito certo em determinado paciente pode ser que não dê tão certo em outro, o estilo de vida adotado por cada pessoa é um dos fatores diferenciais”, conclui.
Por: Jonathan Castro