Os 2,6 mil torcedores que foram ao Arnão na tarde quente deste sábado, 8, viram uma atuação de luxo do União Corinthians. Com um terceiro quarto arrasador, a equipe santa-cruzense mostrou mais uma vez as grandes qualidades do elenco e venceu o Botafogo por 90×77 (24×27;18×20;32×10;16×20). Com 14 vitórias em 23 jogos, o time do técnico Rodrigo Silva segue com a 4ª melhor campanha do Novo Basquete Brasil (NBB) 2024/2025. O próximo compromisso é contra o 3º colocado, o Brasília, na próxima sexta-feira (14), a partir das 20 horas.
Vithinho, Jon, Lanaras, Duane e Dikembe começaram o jogo. Dikembe foi o cestinha do jogo com 23 pontos. O pivô, que caiu nas graças da torcida santa-cruzense, ainda pegou nove rebotes. Destaque também para Lanaras, que anotou 19 pontos. Vithinho teve mais uma grande partida, com 13 pontos, seis rebotes e cinco assistências. Do lado carioca, destaque para Sifontes, com 17 pontos.
O duelo começou com os cariocas tendo vantagem nos dois setores. Com marcação ajustada e maior efetividade, os visitantes trouxeram dificuldades para o Ceisc União Corinthians nos primeiros três minutos. Aos poucos, o UniCo foi encontrando mais espaços no ataque. Porém, a defesa ainda vazava e com cinco jogados, o Botafogo vencia por 12×18. Mas o empate não demorou muito para vir, e chegou aos três, com Vithinho e Duane, que fizeram duas jogadas boas individuais em sequência. Daí até o fim, Barber foi quem apareceu bem pelo UniCo, mas o time carioca conseguiu com uma leve superioridade fechar na frente: 24×27.
O segundo quarto começou com o Botafogo melhor. Tanto que com apenas um minuto a equipe visitante abriu sete de frente e obrigou Rodrigo Silva a parar o jogo. Com dificuldades de penetrar na área adversária, o time santa-cruzense apostava em chutes do perímetro, mas a bola não caía. A partir dos quatro jogados, o jogo coletivo começou a fluir. Com infiltrações de Duane e uma sequência de bolas no poste baixo com Dikembe, o Ceisc União Corinthians trouxe o seu melhor jogo e virou quando faltavam 1’26. Porém, novamente o Botafogo fez um trabalho de fechamento de quarto melhor e foi pro intervalo na frente: 42×47.
O terceiro quarto começou lá e cá. Mas logo o Ceisc União Corinthians conseguiu anular as principais jogadas do adversário. No ataque, Jon, do perímetro, e Lanaras, com uma bela enterrada, viraram o jogo e obrigaram o técnico do Botafogo a pedir tempo. E logo ele teve de parar o duelo novamente. Arrasador, o UniCo contou com o apoio das arquibancadas e com Vithinho e Lanaras em mais uma tarde inspirada abriu 16 de frente. E ainda deu tempo para ampliar antes que o cronômetro estoura-se: 74×57.
No último período, o Ceisc União Corinthians seguiu forte nas duas áreas. Por mais que o Botafogo tentasse, a equipe santa-cruzense não dava espaços para a margem de frente cair e, pelo contrário, ainda aumentava. Com quatro jogados, o time santa-cruzense abriu 20, que viraram 23 com uma bola de Dikembe da zona de três, momento que levantou o torcedor no Arnão. A partir daí, Rodrigo Silva passou a rodar mais a equipe que soube administrar a vantagem para fechar em 90×77.