Crianças, adolescentes e suas famílias lotaram o ginásio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), para o pontapé inicial da primeira etapa do Circuito Municipal de Esportes, que ocorre neste sábado, 22, e domingo, 23.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e Unisc.
A programação iniciou com a solenidade de abertura, que contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro, juramento dos atletas e pronunciamento das autoridades.
Em sua saudação, o prefeito Sérgio Moraes agradeceu a participação da comunidade na iniciativa. “Muito obrigado pela presença de todos e agradeço também aos parceiros por estarem conosco”, disse. Na sequência, destacou a presença e valorização dos pais e responsáveis nas atividades das crianças. “Para os papais e mamães, quero dizer, cuidado. Sempre procurem arranjar tempo para acompanhar seus filhos. Esta confraternização de hoje, de crianças, pais, professores, não tem preço”, afirmou, e finalizou dizendo que a administração municipal está sempre de portas abertas para a população. “Nosso governo já dizia de novo nas mãos do povo, e queremos fazer esta ligação com a comunidade, por isso podem contar comigo que estou sempre à disposição. Muito obrigado e bom evento a todos”, declarou.
O diretor do Sesc local, Fabrício Gianezini, também se pronunciou. “Para nós, do Sesc/Senac e Fecomércio, é um orgulho fazer parte desta engrenagem para que se possa desenvolver, em parceria com o município, atividades de esporte e educação. Já temos projetos também na área de cultura encaminhados com a administração municipal, e quero dizer que podem contar sempre conosco para trabalharmos em conjunto “, salientou.
Representando o reitor da Unisc, o diretor de Finanças da Associção Pró-Ensino (Apesc), Fernando Fontoura,
falou da filosofia de trabalho da universidade. “Nosso objetivo fim é estar de portas abertas para a comunidade. Estamos felizes com a presença de todos vocês aqui, hoje, e estaremos sempre de coração aberto para sermos parceiros do poder público. Nossos cumprimentos por esta iniciativa”, reconheceu.
O secretário Municipal de Esporte e Lazer, e idealizador do projeto, Daiton Mergen, falou da satisfação em estar à frente da pasta. “É uma alegria muito grande estar coordenando uma secretaria que é tão especial para mim. Meu muito obrigado aos parceiros, por nos ajudar a oferecer tantas modalidades, que envolvem crianças, jovens, idosos e Pessoas com Deficiência. Nosso trabalho é pelo bem-estar da comunidade e que o esporte traga muita alegria e confraternização a todos”, declarou.
Na sequência, iniciaram-se as atividades esportivas
Futsal, futebol de campo, basquete, voleibol e bocha adaptada estão entre as modalidades oferecidas nesta primeira etapa do Circuito. Um aulão de dança também foi oportunizado ao público idoso, através do projeto Maturidade Esportiva. Outras modalidades ocorrerão na segunda etapa, que deve ocorrer em abril, em data a ser definida.
Famílias
Feliz com a oportunidade de mais uma disputa no Futsal, o garoto Enzo dos Santos, de 6 anos, levou toda a família para o dia de jogos. Morador do Bairro Arroio Grande, ele estava os pais, Cássio e Tassiane Garcia dos Santos, e os irmãos Zaion e Valentina. “Ele estava ansioso para vir. O Enzo joga no gol e participa duas vezes da escolinha no contraturno escolar” contou a mãe.
Basqueteiras de carteirinha, as amigas Érica Luiza Sehn, de 11 anos, e Júlia Goulart, de 10, estavam prontas para fazer cestas de três pontos no 3×3. “Espero que a gente ganhe. Mas se não der tudo bem, o importante é estar aqui pra jogar”, disse Júlia.
Mascote e outras atrações
Durante o evento, também foi apresentado o Mascote do Circuito Municipal de Esportes, que divertiu a garotada e até o público da terceira idade. Na próxima semana será lançado um concurso para a escolha do nome. Do lado externo do ginásio, artesãos locais puderam comercializar seus produtos.