Há mais de três décadas, com 37 anos, a Associação dos Jovens Empreendedores de Santa Cruz do Sul (Ajesc) forma novas lideranças na sociedade, acolhe e dá visibilidade aos jovens empresários do município. A presidência de 2025 é formada pelo presidente Jonas Darlan Batista e pela vice-presidente Silvana Silveira. A posse festiva da nova diretoria ocorre no dia 20 de fevereiro, às 19h30, na Casa Gaspar.
Na manhã desta terça-feira, 11, o Programa Conexão Regional da Rádio Santa Cruz, recebeu os novos dirigentes para uma entrevista, quando destacaram os principais desafios frente à entidade.
Segundo Jonas Darlan Batista, a associação existe no intuito de auxiliar os empreendedores em um mercado amplo e competitivo dos dias atuais. “A associação existe há 37 anos, no intuito de apoiar os empreendedores de forma geral, tanto os que estão iniciando quanto os que já estão em atividade mas precisam de ajuda na área. O nosso papel hoje como associação é justamente tentar dar esse suporte através de workshops e outros diversos eventos para auxiliar da melhor maneira possível os empreendedores”, afirma.
Outro desafio apontado pelo presidente da Ajesc se refere à competitividade, que aumenta cada vez mais. “Hoje o mercado está muito competitivo, e, por conta disso, temos que ter um amplo meio de divulgação para atrairmos e chamarmos a atenção dos clientes”, complementa.
A vice-presidente, Silvana Silveira, citou as principais dificuldades dos empreendedores no mercado atual. “As maiores dificuldades atualmente encontradas no mercado do empreendedorismo, de acordo com algumas pesquisas realizadas pela nossa associação, são a comunicação, principalmente relacionada a descrever o produto oferecido, as vendas e o marketing digital”, explica.
Quanto às oportunidades no mercado de trabalho, Jonas destaca a necessidade de as pessoas buscarem a qualificação para que estejam preparadas para as vagas disponíveis. “Os bons profissionais hoje eu vejo que estão bem empregados. Existem vagas para o ambiente de trabalho, talvez o que esteja faltando para aquela pessoa que está desempregada atualmente, seja buscar um caminho para a qualificação, principalmente através de cursos”, destaca.
Ainda segundo a vice-presidente, Silvana Silveira, a Ajesc tem um projeto que tem o intuito de abrir a mente dos jovens que visam empreender. “Hoje nós temos um projeto que é o ‘Empreender é para mim’ , onde levamos associados da própria Ajesc para falar sobre empreendedorismo, criatividade e características de um empreendedor. São 20 aulas no total, onde trazemos uma visão diferente para os jovens, além de muito conhecimento que pode ser bem aproveitado em um futuro breve”, acrescentando que a meta da nova diretoria é ampliar o número de associados dos atuais 79 para 100.
Por: Jonathan Castro