Evento realizado na Expoagro Afubra faz parte da agenda oficial do governo gaúcho e recebeu a participação de diversas pessoas ligadas à produção do tabaco
Autoridades e representantes da cadeia produtiva acompanharam a 6ª Abertura Oficial da Colheita do Tabaco nesta sexta-feira, 08, em Rio Pardo (RS). Promovida pelas Secretarias de Desenvolvimento Rural e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, com o apoio do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), a programação foi realizada no Parque da Expoagro Afubra, na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo (RS).
O Rio Grande do Sul concentra 43% da produção de tabaco sul-brasileira que, na safra 2023/2024, alcançou, na Região Sul do Brasil, 508 mil toneladas. Somente no Estado gaúcho, a atividade envolve quase 70 mil produtores, em cerca de 200 municípios.
O presidente da Afubra, Marcílio Drescher, em entrevista para a Rádio Santa Cruz, falou sobre a expectativa para a safra deste ano. “O que podemos ver até agora no campo são lavouras bem constituídas, apresentando qualidade. Esperamos que o clima colabore para que isso continue, para ter uma produtividade normal, ao contrário do ano passado, quando tivemos uma queda de 20%, e que, acima de tudo, prevaleça a qualidade”, afirma.
O presidente do Sinditabaco, Valmor Thesing, mencionou algumas demandas enfrentadas pelo setor do tabaco. “Na defesa do setor, precisamos muito do apoio político, e a gente vem tendo esse apoio. Por exemplo, o deputado estadual Marcos Vinicius (PP) criou uma comissão na Assembleia do RS, que visa a regulamentação dos déficits aqui no Brasil. Já participamos de três reuniões e seguimos firmes e fortes na sensibilização do governo para a regulamentação desse produto”, explica.
Também participaram do evento representantes da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco), da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, da Emater, bem como deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores da região.
Dando continuidade ao projeto A Magia do Circo nos Bairros, a Secretaria Municipal de Cultura vai levar o espetáculo Xebebéu aos moradores do Bairro Bom Jesus neste sábado, 9, a partir das 15h30. O evento ocorrerá no campo do BJ, como é conhecido. A mesmo iniciativa já ocorreu nos bairros Aliança, Várzea e Beckenkamp. De acordo com a titular da pasta, Roberta Pereira, um lonão de circo, com capacidade para […]