Chegada foi marcada por celebração no saguão do terminal
Às 8h04 desta segunda-feira, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, recebeu o primeiro voo comercial após mais de 170 dias com operações interrompidas por conta dos estragos da enchente de maio.
Segundo a Fraport, a retomada dos voos internacionais ocorrerá somente em dezembro.
A chegada da aeronave foi marcada por celebração no saguão do terminal. Música típica germânica, uma estátua viva do Laçador e produtos gaúchos ficaram na área de desembarque do Salgado Filho.
Há uma réplica de um prédio de Nova Petrópolis em formato miniatura, cortesia do Mini Mundo, de Gramado.
De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, cerca de 9 mil passageiros circularão já no primeiro dia de operação, que contará com 71 voos (37 partidas e 34 chegadas).
Segundo a Fraport, concessionária que administra o aeroporto, as primeiras rotas abrangem voos com origem ou destino a Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
A expectativa é que a movimentação seja ampliada pouco a pouco, já que, mesmo operando com apenas parte da pista principal, o Salgado Filho já comporta até 128 operações domésticas por dia.
Com a volta gradual das operações, check-in, despacho de bagagens, embarque e desembarque de passageiros serão feitos no próprio aeroporto – temporariamente, na área internacional, com acesso pelas portas 5 e 6 do segundo piso.
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), anunciou a abertura de adesão de municípios ao Programa Mãe Gaúcha, que distribui kits com itens essenciais para recém-nascidos. O edital foi publicado no site da Sedes, e as prefeituras interessadas já podem se inscrever. O programa, voltado à primeira infância, é direcionado a gestantes em situação de vulnerabilidade social. A distribuição dos kits aos municípios é baseada no […]