Listeners:
Top listeners:
OUÇA AQUI A RÁDIO AO VIVO!
Os membros do Grupo de Trabalho (GT) Qualidade e Inovação, do Fórum Nacional da Integração (Foniagro) da Cadeira Produtiva do Tabaco, nos últimos meses, vem debatendo a necessidade de alterações no calendário de plantio e também da utilização de sementes certificadas. Com o planejamento da safra 2025/2026 em andamento, uma campanha de conscientização inicia e leva ao produtor de tabaco alterações no calendário e orientação quanto ao uso de sementes. Participam do GT, representantes das entidades representativas dos fumicultores e do SindiTabaco e empresas associadas.
Sobre o calendário de plantio, a definição é de que será de 01 de maio até 30 de novembro; as janelas de transplante variam de acordo com a região e o tipo de tabaco. “Foram amplas as discussões sobre a necessidade de cumprir com um calendário de plantio, pois, cada vez mais, a plantação de tabaco fora da época tem se intensificado. O intuito com essa campanha de observar esse calendário de plantio é evitar a proliferação de pragas e doenças que prejudicam a qualidade do tabaco e também o solo”, explica o presidente da Afubra, Marcilio Drescher.
Drecher também reforça a necessidade de o produtor ficar atento às sementes que utiliza para a implantação de sua lavoura de tabaco. “O uso de sementes qualificadas e certificadas é de fundamental importância para a qualidade do tabaco cultivado e, também, para a proteção do solo das lavouras”, destaca o presidente, ao lembrar que a qualidade do tabaco brasileiro é o que faz o país ser líder em exportação. “Quanto melhor ser a qualidade do tabaco por nós produzido, mais temos como exigir um preço justo pelo nosso produto”.
Escrito por Jornalismo Radio Santa Cruz
Emissora de Radiodifusão na região central do Rio Grande do Sul
R. Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054
© 2025 – Rádio Santa Cruz AM 550kHz – Fone: (51) 3715 5958 | Santa Cruz do Sul/RS Brasil