Agricultura

Afubra participa de Fórum sobre DEFs na Expointer

today29/08/2024 13

Fundo
share close

“Nosso setor sempre teve desafios, mas, lembro que somos uma cultura lícita que, nos últimos tempos vem sendo combatida por pessoas que propagam que o tabaco é algo ruim e não reconhecem ou admitem o bem que ele traz, em termos de economia, tanto para os produtores como para os municípios e para o Brasil. Sobre os dispositivos eletrônicos, nós, da Afubra, defendemos os que usam o tabaco como produto, ou mesmo, a nicotina líquida, desde que extraída da folha de tabaco”, disse o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil, Marcilio Laurindo Drescher, durante o Fórum “Tabaco – Desafios e Oportunidades no Brasil”, promovido, ontem, dia 28 de agosto, pela Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo) e a Rede Pampa na Expointer, em Esteio/RS.

Com o objetivo de discutir regulamentações claras para os Derivados de Produtos Fumígenos (DEFs), o Fórum contou com a presença, além da Afubra, de Edimilson Alves, presidente da Abifumo; prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal; presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Adolfo Brito; secretário da Agricultura do RS, Clair Kuhn; secretário de Desenvolvimento Rural do RS, Vilson Covatti; secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini; deputados federais Alceu Moreira e Pedro Westphalen; deputados estaduais Marcus Vinicius, Elton Weber e Edivilson Brum; presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva; presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira; presidente do SindiTabaco, Iro Schünke; prefeito de Canguçu e presidente da AmproTabaco, Marcos Vinicius Pegoraro; Alessandra Bastos, diretora da Anvisa 2017/2020; e o produtor rural Giovane Weber.

Por mensagem de vídeo, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, justificou sua ausência por estar em São Paulo na busca por recursos para o Estado. “Muito bom este debate, pois, é um setor importante para a economia do Rio Grande do Sul e conta com nosso apoio e a atenção do Governo do Estado, não apenas para que possam empreender no âmbito local, mas também para acompanhar as regulamentações e o que tramita no Congresso Nacional, o que acaba gerando dificuldades para o setor produtivo. Um ponto são as políticas públicas que o poder público precisa empreender no sentido de conscientizar os efeitos na saúde relacionados ao cigarro; outro ponto é atrapalhar o setor produtivo e dificultar a vida de quem produz, especialmente, considerando que pouco se faz para coibir a entrada de produtos contrabandeados e que geram muito mais prejuízos à saúde”.

Escrito por Henrique

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Destaques

Senac Santa Cruz está com inscrições abertas para curso de Técnicas Culinárias da Cozinha Profissional

O curso Técnicas Culinárias da Cozinha Profissional ensina as principais técnicas culinárias, seguindo as principais tendências internacionais. O Senac Santa Cruz está com as inscrições abertas até o dia 25 de setembro. Em entrevista ao programa Conexão Regional da Rádio Santa Cruz, a líder de relações com o mercado do Senac, Daiana Padilha, destaca que o curso é completo, com carga horária de 300 horas, onde a pessoa vai aprender […]

today29/08/2024 25

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage