Alberto João Heck (PT) ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, na sessão desta segunda-feira, dia 13, para apresentar três propostas que visam aliviar e prevenir as perdas em consequências das fortes cheias em Santa Cruz do Sul do último período. Heck propõe ao Poder Executivo Municipal a implementação no Município um Auxílio Emergencial Municipal, alocando recursos financeiros diretamente aos munícipes de baixa renda que estejam enfrentando graves dificuldades socioeconômicas derivadas das chuvas e enchentes ocorridas nas últimas semanas.
O Auxílio Emergencial Municipal proposto pelo vereador consiste na alocação de recursos financeiros pela Prefeitura diretamente para os moradores de Santa Cruz do Sul que mesmo com alguma renda, enfrentam graves dificuldades para se restabelecer depois das chuvas que assolaram o estado. Essa iniciativa visa garantir um mínimo de dignidade, e contribuir para o reerguimento das pessoas, famílias e comunidades diante dos danos materiais causados pelas recentes chuvas e enchentes.
Frente Parlamentar para Emergência Climática
A outra medida proposta pelo vereador petista é a criação da Frente Parlamentar de Enfrentamento a Emergências Climáticas no Município, que agregada às demais mobilizações locais, regionais e estaduais visa ser um espaço importante para prevenir e aplacar os eventos climáticos extremos. Segundo Heck, é cada vez mais evidente que esta problemática representa uma séria e direta ameaça à nossa comunidade e, no geral, ao bem-estar humano e à vida no planeta.
“Temos testemunhado nos últimos dias e anos, com o aumento, prolongamento e recorrência de tempestades, enchentes, secas e outros eventos climáticos extremos pelo mundo todo que é urgente o enfrentamento a crise climática”, disse Heck, portanto, a Frente mais que se justifica neste momento.
Informações sobre a Defesa Civil
Por fim, Alberto Heck encaminhou um pedido de informações no sentido de saber qual a estrutura do Departamento de Defesa Civil do Município para enfrentar os desastres ambientais decorrentes da crise climática. Os questionamentos são: Quem são os servidores municipais lotados no Departamento de Defesa Civil, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul, bem como seus respectivos vínculos com o município e suas formações ou qualificações profissionais? Qual o orçamento destinado ao Departamento de Defesa Civil para o ano de 2024, especificando valores com pessoal e valores destinados a ações? Que ações compõem o planejamento da Secretaria de Segurança, Transporte e Mobilidade Urbana em relação a Defesa Civil no município e qual o cronograma de execução das mesmas?
“Este pedido de informações visa esclarecer aspectos cruciais relacionados ao Departamento de Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, bem como dar transparência e ser uma prestação de contas, aspectos fundamentais para garantir a eficácia das ações desempenhadas pelo departamento, especialmente em situações de emergência e desastres naturais”, justificou Heck. “Buscamos conhecer os servidores lotados no Departamento de Defesa Civil, assim como suas qualificações profissionais e vínculos com o município, pois essas informações são essenciais para avaliar a capacidade técnica e operacional do departamento em lidar com diversas situações de emergência”, salientou o vereador.
Em sua terceira visita ao Rio Grande do Sul desde o início das enchentes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca na tarde dessa quarta-feira (15) na cidade de São Leopoldo. A agenda prevê como destaque o anúncio de novas medidas para recuperação do Estado, durante pronunciamento no auditório da Universidade do Vale do Sinos (Unisinos) a partir das 13h. O Palácio do Planalto ainda não detalhou o horário […]
Comentários da publicação (0)