Evento celebra a união do Pampa Gaúcho com mais de 1,4 mil cavaleiros e a presença de delegações da Argentina e Uruguai
O Parque de Exposições Doutor Lauro Dornelles, em Alegrete, recebe até domingo a 75ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul, um dos eventos mais significativos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Com o tema “Pampa: Uma Pátria Sem Fronteiras”, o encontro reúne mais de 1,4 mil cavaleiros das trinta regiões tradicionalistas do Estado, além de delegações de Santa Catarina, Argentina e Uruguai. O evento, que celebra a união, a história e a cultura do Rio Grande do Sul, conta pela primeira vez com a participação dos três países do Pampa Gaúcho.
A Chama Crioula, símbolo votivo de amor pelo Rio Grande do Sul, é acesa anualmente em uma cidade escolhida e distribuída a todos os rincões do estado, reafirmando a importância do tradicionalismo gaúcho. A solenidade de abertura ocorreu na noite de sexta-feira (16/08), quando a presidente do MTG, Ilva Goulart, deu início aos festejos.
“É com muito prazer que acolhemos e recebemos as delegações do Rio Grande do Sul, as delegações de Santa Catarina e os hermanos do Uruguai e Argentina”, declarou Ilva Goulart ao dar boas-vindas aos participantes.
O prefeito de Alegrete, Marcio de Amaral, expressou a alegria do município em sediar o evento:
“Agradeço ao MTG e à presidente Ilva Goulart por permitirem que Alegrete entrasse no calendário da Chama Crioula, um evento tão importante para o nosso estado. A coordenadoria da 4ª Região Tradicionalista trabalhou incansavelmente para atender a todos os visitantes. Alegrete, terceira capital farroupilha e capital estadual da linguiça tradicional campeira, se orgulha de fazer parte desta celebração”, afirmou o prefeito.
Representando o Governo do Estado, Ronaldo Santini, Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, destacou a importância do evento para a preservação da cultura gaúcha.
“Temos trabalhado para que nossa cultura e tradição se mantenham vivas. Após uma calamidade, mostramos mais uma vez que é com união que superamos desafios. Que esta chama simbolize nosso agradecimento a todos os gaúchos e povos de outros estados e do mundo que nos ajudaram”, disse Santini.
Durante a cerimônia, Ilva Goulart enalteceu a força da juventude no movimento tradicionalista.
“Cumprimento especialmente a juventude, que não é mais o futuro, mas o presente deste movimento. Devemos deixar exemplos para seguirem e perpetuem este movimento”, enfatizou a presidente do MTG.
A programação iniciou-se pouco depois das 18h30min com o Espetáculo Farroupilha de Geração da Chama Crioula, realizado no Palco Principal. Após a solenidade oficial, o público foi brindado com um show de César Oliveira e Rogério Melo. Além das apresentações, os visitantes podem conferir a Exposição Vultos Rio-Grandenses, com curadoria de Jeandro Garcia.
No momento crucial do acendimento da chama, o vice-presidente de Cavalgada do MTG, Ildo Wagner, fez a retirada da centelha, dando início oficial à distribuição, que passará pelas 30 Regiões Tradicionalistas do RS e 4 de Santa Catarina.
Para o sábado, estão previstos o ato de Distribuição da Chama Crioula e a Cavalgada. À tarde, ocorrerá o Simpósio de Integração Cultural “05 Gaúchos e Los Gauchos: A Vida no Pampa”, na Arena do Conhecimento. À noite, o evento continua com o show de Catherine Vergnes e o Baile com Alma Gaudéria.
A programação será encerrada neste domingo com uma Mateada e diversas apresentações artísticas.
No sábado, 17, instrutores do Proerd, juntamente com alunos da Escola Luís Schroeder, fizeram apresentação do programa desenvolvido nas escolas municipais aos visitantes. O evento ocorreu no parque da Oktoberfest, contando com diversas atrações, entre elas a mostra de projetos e competição de robótica.
Comentários da publicação (0)