A Associação dos Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc) fez uso da Tribuna Popular na sessão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul nesta segunda-feira, dia 4, quando solicitou o apoio do Poder Legislativo no projeto de implantação do Immigrantenpark. Quem fez o uso da palavra foi o representante Rogerio Harz.
“A ideia da criação do parque veio a partir da observação do que foi feito em algumas cidades turísticas gaúchas, que hoje tem muita oferta de emprego e alto índice de desenvolvimento graças ao turismo, como, por exemplo, Bento Gonçalves, Garibaldi, Nova Petrópolis, Gramado e Canela”, diz.
Os motivos para construir um parque em Santa Cruz do Sul, segundo o representante da Amorlisc, são a oferta de um espaço para o bem-estar da população, com pista de caminhada e ciclismo, num ambiente saudável e seguro; área para famílias, casais ou grupos de amigos tomarem um chimarrão à sombra ou vendo o pôr do sol na direção do Botucaraí; playground para crianças e espaço para esportes; área para estacionamento e bons sanitários; local para aquisição de lanches e bebidas produzidas no município; um ginásio multiuso para jogos, apresentações e eventos.
Outro ponto é ser um local ideal para a construção de um memorial onde possam ser guardados, identificados e mostrados os objetos, documentos e fotos de imigrantes alemães – haverá uma sala para mostrar vídeos e imagens sobre a saga dos pioneiros em Santa Cruz, além de um local para exposição de ferramentas, utensílios, roupas, documentos e fotos dos imigrantes e tudo que puder ajudar a contar a história e costumes.
O local também serviria para dar um grande impulso no turismo em Santa Cruz do Sul, em função dos atrativos a serem instalados, como a edificação de uma vila típica, com réplica das casas em enxaimel, igreja, galpões, salão de baile. Nestes ambientes poderá ocorrer a comercialização dos produtos das agroindústrias e produtores locais. Ainda um barco veleiro em tamanho menor, semelhante ao que trouxe os primeiros imigrantes. Um moinho com roda d´água; uma ponte pênsil sobre o lago e um bosque do bicentenário com árvores nativas do Estado.
Recursos
A Amorlisc busca angariar recursos para a sua construção via emendas parlamentares; via Ministério do Turismo e da Cultura; com o apoio de empresas privadas nacionais e multinacionais; no Governo do Estado e, com recursos próprios do município.
“Com uma grande união de esforços, faremos uma grande e boa obra, que irá colocar Santa Cruz do Sul num roteiro intenso e constante de turistas, que já vem por ocasião dos eventos que oferecemos, como feitas, Festa das Cucas, Oktoberfest, Enart, entre outras. Turismo não se desenvolve sem investimentos e nossa cidade e interior têm muito a mostrar aos turistas, mas é preciso investir, planejar e fazer bons projetos. É preciso que este projeto seja visto como algo para os santa-cruzenses, quem irá gerar renda para toda a população e o Parque se tornará autossustentável com o tempo”, observa Harz.
O local foi escolhido porque a área é de propriedade do município – que tem mais de 50 hectares e boa parte não está em uso; foi um lote dos primeiros imigrantes; e fica no limite entre a área urbana e rural, no caminho de vários distritos, que poderão desenvolver também o turismo rural e outras atividades.
Em que pé está
A Prefeitura cedeu uma área de 5,2 hectares na entrada da Granja Municipal e repassou R$ 117.659 para a elaboração do Plano Diretor do Prque, num trabalho desenvolvido pelos engenheiros, arquitetos e turismólogos contratados pela empresa F&A Rovedder Engenharia e Arquitetura. O documento final foi encaminhado à Secretaria de Planejamento para aprovação.
Ainda foi instituída uma comissão Pró-Parque para ajudr a pensar e construir o melhor projeto possível, que é constituída, além da Amorlisc, pela Afubra, Sicredi, Sinditabaco, Assemp, Unisc, Aturvarp, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Rotary Cidade Alta, Secretaria Municipal da Agricultura, Paróquia Católica Santos Mártires das Missões e Paróquia Evangélica de Monte Alverne.
Isaac Canãa da Silva Almeida, de 14 anos, jovem aprendiz do Instituto Crescer Legal no município de Vera Cruz, foi premiado com o primeiro lugar na categoria "Verso" do concurso de Prosa, Verso e Imagem promovido pelo Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (FOGAP). Realizada anualmente, a iniciativa busca destacar talentos entre jovens aprendizes do Rio Grande do Sul e terá todos os trabalhos inscritos publicados em nova edição do livro […]