Após a Celebração Eucarística de Ordenação Episcopal e Posse Canônica do 5º bispo diocesano de Santa Cruz do Sul, Dom Itacir Brassiani, realizada neste domingo, 29, foi a vez de a imprensa ter um momento de conversa com o novo bispo, nesta segunda-feira, 30.
Em coletiva de imprensa realizada na Cúria Diocesana, o novo bispo falou sobre o momento da ordenação e da emoção durante a posse. “Vivi essa celebração como um momento de entrega para uma missão, algo que ainda não conheço, para mim é uma etapa nova”, frisa, Dom Itacir ainda agradeceu a presença e a acolhida de todos os fiéis.
O bispo emérito, Dom Aloísio Alberto Dilli,mais uma vez destacou a sua trajetória e a missão do novo bispo de renovação e continuidade. “Nós vamos continuar a nossa caminhada diocesana”, salienta. Dom Aloisio ainda comentou que continuará na Diocese ajudando Dom Itacir nessa nova caminhada, atendendo a um pedido do novo bispo.
Com o lema episcopal “Guiados pelo Evangelho da Cruz” (Cf. 1Cor 1,17-25), Dom Itacir é o quinto bispo diocesano na linha de sucessão apostólica da Diocese de Santa Cruz do Sul. Sobre seu lema, o explicou que a vida cristã nasce da resposta ao Evangelho de Jesus Cristo, o Missionário enviado pelo Pai para a salvação do mundo, e no Evangelho se sustenta. “Ele diz que não fui enviado para evangelizar utilizando da força, da persuasão, dos meios potentes, mas fui enviado para anunciar o evangelho daquele que foi sacrificado que é Deus de braços abertos e estendidos para abraçar a humanidade”, complementa.
Já foram bispos em Santa Cruz: Dom Alberto Etges (in memoriam), Dom Sinésio Bohn (in memoriam), Dom Canísio Klaus e Dom Aloísio Alberto Dilli.
Por: Lauren Fernandes