A assinatura da ordem de serviço para a ampliação do Calçadão da Rua Marechal Floriano, prevista para a manhã desta segunda-feira, 20, no Palacinho, foi transferida para quarta-feira, 22, às 15h30, no mesmo local. O adiamento ocorre após um pedido apresentado pelo Conselho Municipal de Gestão Socioambiental (CGMS) para reavaliar a remoção de árvores tipuanas que, conforme o projeto arquitetônico, teriam que ser suprimidas para viabilizar a construção de rampas de acessibilidade. Diante da solicitação, o prefeito Sérgio Moraes prontamente promoveu um debate com secretários municipais, comerciantes, vereadores e técnicos presentes.
O coordenador do Conselho, geólogo ambientalista José Alberto Wenzel, agradeceu ao prefeito pelo espaço de diálogo e destacou que as tipuanas são um patrimônio de Santa Cruz do Sul. “O Cinturão Verde se mantém porque um galho sustenta o outro”, afirmou, expressando preocupação com os impactos ambientais da obra. A arquiteta do Município, Cláudia Babick, ressaltou que a revitalização do trecho visa não apenas embelezar o centro, mas também melhorar a acessibilidade, uma vez que as calçadas atuais estão deterioradas pelas raízes, dificultando a circulação de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Durante a discussão, secretários municipais levantaram a possibilidade de replantio das árvores, em conformidade com as normas ambientais.
Após ouvir os argumentos, o prefeito propôs um prazo de 48 horas para avaliar as objeções e possíveis alternativas. “É importante lembrar que esta obra foi planejada e licitada na gestão anterior. Na semana passada, chamei aqui os lojistas para uma reunião e eles manifestaram interesse na execução do projeto. Por isso, demos continuidade ao processo para viabilizar a obra com o menor transtorno possível. Agora, com essa nova questão levantada pelo Conselho, vamos buscar uma solução plausível para todos, que não prejudique o Túnel Verde, nem os lojistas, nem a empresa construtora que venceu a licitação e já está pronta para começar os trabalhos”, ponderou Moraes.
Sobre a obra:
A revitalização deverá se estender por duas quadras, entre as ruas 28 de Setembro e Ramiro Barcelos. A empresa vencedora da licitação é a AD Construtora e Urbanizadora Ltda, do município de Westfália, que se classificou com o valor de R$ 3 milhões e 197 mil para os dois trechos. O prazo de execução total é de oito meses. O projeto seguirá o padrão dos trechos já revitalizados, com ampliação das calçadas, instalação de bancos, floreiras, canteiros, luminárias e arcos.
Segundo as autoridades, a mulher teria utilizado uma faca de serra para matar a criança. O caso ocorreu no dia 13 de setembro de 2024 Um casal foi preso por suspeita de matar e queimar o corpo de sua filha recém-nascida em Sério, no Vale do Taquari, na manhã desta segunda-feira (20). O crime ocorreu em 13 de setembro do ano passado e foi elucidado após quatro meses de investigação. […]