Os programas executados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estão em destaque na 47ª Expointer, que iniciou no último sábado, 24 de agosto, e irá até o domingo, 1º de setembro, em Esteio, no Rio Grande do Sul. Nesta edição, a estatal terá como foco as atividades desempenhadas no período de calamidade pública, como a distribuição de cestas de alimentos a municípios atingidos pelas enchentes, a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), nas modalidades de Compra com Doação Simultânea (CDS) e Compra Institucional, e os levantamentos de safra realizados no período. Além disso, assinaturas marcarão a presença da Conab na feira.
A Conab está presente no estande do Governo Federal, que este ano conta com os Ministérios da Reconstrução (MR), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Pesca e Aquicultura (MPA). Na cerimônia de abertura, a Companhia será representada pelo presidente Edegar Pretto, pelo diretor de Gestão de Pessoas, Lenildo Morais, e pela superintendente regional do Rio Grande do Sul, Luzia Teixeira, além de técnicos da Companhia no estado.
Na programação de terça-feira (27), a partir das 14 horas, no auditório da Casa da Ocergs, será realizado um seminário sobre aquisições de alimentos da agricultura familiar para órgãos públicos no Rio Grande do Sul, no âmbito da modalidade compra institucional do PAA. São convidados gestores e servidores dos setores de compras/licitação das unidades federais, incluindo órgãos das Forças Armadas, universidades, institutos federais de educação, prefeituras e hospitais, além de representantes de cooperativas e associações da agricultura familiar do estado. O seminário será concluído com espaço para debates, mostra de produtos e café da agricultura familiar.
Acordo de cooperação com o GHC
Na quinta-feira (29), a partir das 16 horas, no espaço do Governo Federal, a Conab e o Grupo Hospitalar Conceição assinarão um acordo de cooperação técnica para apoiar cozinhas solidárias que estão em atividade na Zona Norte de Porto Alegre e atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, referenciadas pelas Unidades Básicas de Saúde. Os objetivos são melhorar a saúde da população, a partir da alimentação, e combater a fome.
O GHC fará a doação de equipamentos e será responsável pela orientação nutricional junto às cozinhas, para que elas atendam com maior qualidade. “A Conab vai garantir alimentos por meio do PAA, para que essas cozinhas possam fornecer uma alimentação adequada, saudável e em quantidade suficiente para as pessoas que passam fome. Nós queremos reduzir a sobrecarga do sistema de saúde, porque a má alimentação e a falta de alimentação acarretam doenças, inclusive as crônicas não transmissíveis, que são as que mais matam no Brasil e no mundo”, acrescenta o Pretto.
Ainda durante a Expointer, serão formalizados projetos do PAA para atender outras cozinhas solidárias do estado, contemplando cinco cooperativas de Gravataí, Nova Santa Rita, Eldorado do Sul e Santana do Livramento. O investimento do governo federal na compra de produtos dos agricultores familiares passará de R$ 3,5 milhões. Os projetos prevêem a entrega de hortifrutis, carnes e leite em pó a entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar nas cidades de Viamão, Porto Alegre, Santana do Livramento e Pelotas.
Programa de Formação
O lançamento do Programa Nacional de Formação em Compras Públicas da Agricultura Familiar será na sexta-feira (30), a partir das 14h30, também no espaço do Governo Federal. A iniciativa da Conab é voltada a cooperativas e associações, para que acessem o maior número de políticas de compras públicas, como é o caso do PAA e da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), que são operacionalizados pela estatal.
Uma das formações previstas envolve sustentabilidade. A Conab projeta transformar as suas edificações em produtoras de energia solar. “Teremos uma transição de matriz energética e vamos propiciar isso às cooperativas e associações de agricultores, para que também tenham acesso a tecnologias de sustentabilidade e crédito de carbono”, adianta Pretto.
Durante toda a Expointer, a Conab também disponibilizará serviços aos produtores, como a possibilidade de realizar cadastro no Programa de Venda em Balcão (ProVB) e no Sistema de Cadastro de Produtores Rurais (Sican), de contratar o “Leilão pra Você” para a comercialização eletrônica de produtos agrícolas, de obter informações mais detalhadas sobre o PAA da agricultura familiar e ainda conhecer a atuação da Companhia junto ao Ministério da Reconstrução.
O número de adolescentes de 16 e 17 anos que fizeram o cadastro eleitoral e estão aptos a votar nas eleições municipais de outubro no Brasil aumentou 78% em relação ao pleito de 2020. Agora, há 1.836.081 eleitores nessa faixa etária, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Nas eleições municipais de 2020, haviam se alistado 1.030.563 eleitores adolescentes, que não têm a obrigação de votar. No Brasil, o voto […]
Comentários da publicação (0)