As férias estão chegando ao fim, mas a depender das turmas do Projeto Maturidade Esportiva, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, vontade e determinação não vão ter fim e deverão seguir em alta no decorrer de todo ano. Esta sexta-feira, 21, foi mais um dia de aulão para um grupo de cerca de 100 alunos que pularam, dançaram e se exercitaram a valer nas dependências do Ginásio Poliesportivo.
Desde o início de janeiro, o aulão do Maturidade reúne participantes de todos os demais núcleos do projeto, que fazem uma pausa nesta época do ano para retornar com força total no mês de março. Segundas, quartas e sextas, das 8h30 às 9h30, a turma dos 60+ tem mostrado que saúde e disposição estão ao alcance de qualquer pessoa, não importa a idade.
Entre as mais entusiasmadas do grupo, estava a professora aposentada Rosângela Reckziegel, moradora do Bairro Santo Inácio. Aos 67 anos, ela ainda é novata no projeto, está há apenas um ano, mas já é um exemplo de que a terceira idade pode ser o período de vida com mais qualidade. “Nunca fiz exercício, eu não tinha tempo, gostava de dançar, tinha meus grupos na escola, mas eu tinha minha mãe pra cuidar e agora minhas irmãs estão cuidando dela”, disse.
Rosângela acredita que os benefícios de se manter constantemente em movimento vão muito além da melhora da condição física. “Isso aqui é maravilhoso, eu já vi que tem amigas que saíram da depressão. O emocional na maturidade é muito importante, na academia tu vai sozinha e aqui não, é todo mundo junto, a gente conversa, brinca e se diverte”, contou ela.
Quem também compartilha dessa mesma opinião, é dona Juraci Henn, 68 anos, há mais de duas décadas frequentando as atividades. Mesmo aposentada, ela ainda trabalha e organizou a rotina para poder frequentar o projeto duas vezes por semana, compromisso do qual nem pensa em abrir mão. “Amo estar aqui, principalmente pelo bem que faz para a saúde da gente, melhora os movimentos, solta tudo. O dia que eu não puder mais fazer, vou sentir falta”.
De acordo com o coordenador de Esportes da secretaria, Leandro Nunes Couto, no atual formato o projeto tem 10 anos de existência, no entanto a ginástica para a terceira idade já existe desde a década de 80. “É com certeza um dos projetos que mais envolve a população da terceira idade. A cada semana temos uma média de 800 participantes e aumenta a cada ano”. O desafio agora, segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Daiton Mergen, é levar a iniciativa para um maior número de pessoas, atraindo mais alunos e proporcionando mais qualidade de vida para a população como um todo.
Para se inscrever no Projeto Maturidade Esportiva basta chegar em qualquer um dos núcleos, seja no Centro ou nos demais bairros da cidade. As aulas são gratuitas e por enquanto acontecem somente no Ginásio Poliesportivo, os demais núcleos retornam às atividades a partir do dia 10 de março. Dependendo do local são oferecidas as modalidades dança, ginástica, câmbio, basquete reloginho, caminhadas e alongamento. A única exigência para participar é apresentar atestado de que está apto à prática de atividade física.
Abaixo os núcleos, dias e horários do Maturidade Esportiva nos bairros:
1- Comunidade São José/Bairro Aliança
Quarta-feira, das 14h às 15h
2- Comunidade Apóstolo Paulo/Bairro Ana Nery
Horário/dia: terça-feira, das 9h às 10h
3- Local: Comunidade Espírito Santo/Bairro Arroio Grande
Horário/dia: terça-feira, das 14h às 15h
4- Cras Bom Jesus/Bairro Bom Jesus
Horário/dia: segunda-feira, das 9h às 10h
5- Local: Poliesportivo/Bairro Centro
Horário/dia: segunda, quarta e sexta, das 8h30 às 9h30
6- Local: Comunidade Nossa Senhora Aparecida/Bairro Esmeralda
Horário/dia: terça-feira, das 13h30 às 14h30
7- Local: Ginásio Esmeralda/Bairro Esmeralda
Horário/dia: segunda-feira, das 8h30 às 9h30 e das 15h às 16h
8- Local: Sede Acani/Bairro Independência
Horário/dia: terça-feira, das 15h às 16h
9- Local: Pavilhão da Igreja Católica Linha Santa Cruz/Bairro Linha Santa Cruz
Horário/dia: terça e quinta, das 8h30 às 9h30
10- Local: Sede Ammov/Bairro Monte Verde
Horário/dia: quinta-feira, das 14h às 15h
11- Cras Beatriz/Bairro Santa Vitória
Horário/dia: terça-feira, das 10h às 11h
12- Local: Paróquia Santo Inácio/Bairro Santo Inácio
Horário/dia: quarta-feira, das 8h30 às 9h30
13- Local: CTG Lanceiros de Santa Cruz/ Bairro Schulz
Horário/dia: terça-feira, das 14h às 14h30
14- Local: Comunidade São José/Bairro Senai
Horário/dia: segunda-feira, das 14h às 15h e das 15h às 16h30
15- Local: Ginásio Schulz e comunidade Espírito Santo/Bairros Schulz e Arroio Grande
Horário/dia: quarta-feira no Ginásio Schulz e sexta-feira na Comunidade Espírito Santo, das 8h30 às 10h
16- Local: Comunidade Ressurreição/Bairro Universitário
Horário/dia: segunda-feira, das 14h às 15h
17- Local: Comunidade Paróquia Santo Antônio/Bairro Arroio Grande
Horário/ dia: terça-feira, das 13h30 às 14h