Mais 61,6 mil famílias gaúchas vão receber o Auxílio Reconstrução nesta quinta-feira (6/6). Com isso, o número de famílias beneficiadas com os R$ 5,1 mil sobe para 99,8 mil, a partir de um investimento de quase R$ 510 milhões do Governo Federal.
Até agora, 138 mil famílias estão habilitadas no Auxílio Reconstrução. Elas precisam entrar no site oficial do sistema, validar os dados cadastrados pelas prefeituras e aguardar o depósito feito pela Caixa Econômica Federal. “É fundamental que as famílias validem os dados o mais rápido possível, tenham acesso ao dinheiro e comecem a reconstruir a vida”, afirma o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
O benefício pode ser usado da forma que as vítimas julgarem mais apropriada. “As famílias podem comprar cama, geladeira, fogão ou o que acharem mais importante, o critério é delas”, ressalta o ministro Waldez, reforçando que o trabalho das prefeituras deve ser contínuo para que mais famílias sejam aprovadas. “Os municípios podem e devem alimentar o sistema o tempo todo. Nosso objetivo é agilizar o processo de liberação do recurso”, completa.
PASSO A PASSO
CONHEÇA O SISTEMA – Depois de acessar o endereço eletrônico www.gov.br/auxilioreconstrucao, o responsável pela família deve clicar o campo “Sou cidadão”. Na sequência, será encaminhado para login no Gov.br no campo “Portão do cidadão”. Feito isso, três opções surgirão em uma nova tela:
CPF não cadastrado pela prefeitura
Aguardando análise
Habilitado – Aguardando confirmação do responsável familiar
CPF NÃO CADASTRADO – Caso o CPF do responsável apareça como “não cadastrado”, a orientação é procurar a prefeitura da cidade em que reside com os dados do responsável e dos integrantes de sua família.
AGUARDANDO ANÁLISE – Neste caso, os dados já foram recebidos e estão em análise. A orientação é aguardar mais um dia e acessar de novo o www.gov.br/auxilioreconstrucao, sistema. Há atualizações muito frequentes com os dados da prefeitura na plataforma.
HABILITADO – Se o CPF aparece como habilitado, é hora de confirmar os dados. O responsável deve conferir se todos estão corretos e, caso tudo esteja certinho, ele clica em “Está tudo certo”. Feito isso, deve ler o Termo de Declaração e clicar em “Li e concordo com os termos”. Depois disso, é só aguardar o pagamento pela Caixa Econômica Federal.
CORREÇÃO – Caso algum dado errado seja identificado, o responsável deve clicar em “As informações não estão certas” e, depois, clicar em “Ciente, cancelar”. O passo seguinte será procurar a prefeitura e informar os dados corretos, com o CPF de cada integrante da família e o endereço de residência. A prefeitura realizará um novo cadastro. Será preciso aguardar até que a nova solicitação seja analisada.
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