Santa Cruz do Sul

Caminhada na zona sul encerra ações do Setembro Amarelo

today03/10/2024 12

Fundo
share close

Setembro já acabou, mas a necessidade de chamar um pouco mais de atenção para o tema da prevenção e combate ao suicídio falou mais alto. Por esse motivo, cerca de 200 crianças e adolescentes oriundos dos projetos da rede socioassistencial da zona sul da cidade saíram rumo à Praça do Bairro Santa Vitória para fechar com chave de ouro mais uma edição do Setembro Amarelo.

Depois de dois adiamentos em razão da chuva, a Caminhada Pela Vida finalmente pôde ser realizada. Portando faixas, balões e cartazes coloridos, os grupos chegaram à praça vindos da Escola Nossa Senhora da Esperança, Escola Municipal Harmonia, ESFs Cristal e Glória, Centro Social Marista, Projeto Querubins, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Bairro Faxinal, dos loteamentos Beckenkamp, Viver Bem e do Cras Beatriz Frantz Jungblut. Agentes de saúde, algumas mães e familiares também participaram das atividades.

De acordo com a coordenadora do Cras Beatriz, Márcia Weber, durante todo o mês de setembro os projetos sociais e as escolas abordaram o tema do suicídio com as crianças e as famílias, no sentido de conscientizar em favor da vida e combater o mal. “Não é um assunto agradável, mas a gente precisa falar sobre isso. Conversar e orientar são formas de prevenção”, defendeu. Ela ressaltou o trabalho de articulação entre os diferentes atores que compõem a rede socioassistencial do município, no sentido de desenvolver ações de combate ao suicídio.

Na praça uma breve parada para fotos e um momento de sensibilização, com um pouco de conversa, música e muita descontração. Depois, os grupos seguiram em direção aos loteamentos Viver Bem e Santa Maria. Pelo caminho foram abordando as pessoas e distribuindo fôlderes com orientações sobre mitos e verdades sobre o suicídio, sinais de quem está em perigo, formas de ajudar e onde buscar ajuda.

Atento a tudo, Domênico de Palma, 12 anos, frequentador do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Cras Beatriz, mostrou engajamento na causa.“Acho bem importante estar aqui, falamos bastante sobre isso a semana inteira”, contou. Sobre a importância da campanha, ele não deixou dúvidas. “É muito importante porque pode salvar uma vida”.

Escrito por Jonathan

Rate it

Post anterior

Agricultura

4ª Agrofeira de Santa Cruz acontece neste sábado

Em virtude da programação da 39ª Oktoberfest, a Feira Municipal da Agroindústria e Agricultura Familiar (Agrofeira) terá sua quarta edição antecipada para o primeiro sábado, 5 de outubro. O evento é normalmente realizado no segundo sábado de cada mês. A Agrofeira ocorre no pavilhão da Feira Central (Travessa Vereador Walter Kern, 70), das 10h às 15h. Nesta edição, está prevista a participação de 17 expositores. Para entrar no clima, o […]

today03/10/2024 16

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%