Há 35 anos, os empregados dos Correios, comovidos com as cartinhas em letrinhas recém-aprendidas ou transformadas em desenhos coloridos que chegavam até a empresa, decidiram tirar esses sonhos do papel. Nascia aí uma das campanhas de solidariedade mais queridas do país: o Papai Noel dos Correios. A ação ganhou força, se espalhou e hoje une a empresa e a população em uma grande corrente de amor e generosidade.
Este ano, o evento que marcou o início oficial do Papai Noel dos Correios no Rio Grande do Sul aconteceu no dia 8 de novembro, às 10h, na agência Moinhos de Vento (rua Coronel Bordini, 555), em Porto Alegre. A abertura da campanha contou com a tradicional figura do Papai Noel, apresentação do Coral Em CanTo, composto por empregados dos Correios, e lançamento do selo de Natal com ilustrações do Ziraldo.
Cerca de 15 mil cartinhas de crianças estão disponíveis para adoção no estado nesta edição da Campanha, sendo mais de 2.500 cartas somente de Porto Alegre.
Número de municípios participantes no RS ― Este ano, 41 municípios participam da campanha no Rio Grande do Sul. Além de Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santo Ângelo, mais 33 cidades realizam a campanha (confira, no final do texto, a lista completa de municípios).
Campanha física e digital ― A campanha acontece em duas modalidades no Rio Grande do Sul: física e digital. Em Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santo Ângelo, a adoção das cartinhas pode ser feita tanto de forma presencial, nas agências participantes de cada município, como pelo blognoel.correios.com.br.
Nas demais cidades que realizam a campanha, a adoção é feita exclusivamente de forma presencial na agência central de cada município.
Recebimento das cartinhas ― No Rio Grande do Sul, essa etapa já foi concluída e as cartas foram inseridas no site por escolas e instituições selecionadas pelas secretarias de educação municipal e estadual que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. Além disso, neste ano, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cartas de menores assistidos pelas Coordenadorias da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça das capitais também serão disponibilizadas para adoção em Porto Alegre. A ideia é promover um Natal mais feliz às crianças e adolescentes acolhidas nessas unidades jurisdicionais.
Adoção das cartinhas ― Nas demais cidades que realizam a campanha, a adoção das cartas é feita exclusivamente de forma presencial na agência central de cada município.
Entrega dos presentes ― Os padrinhos devem levar os presentes nas agências centrais das cidades que participam da campanha no RS. Madrinhas e padrinhos devem entregar o presente em uma embalagem reforçada com o código da carta escrito no pacote de forma visível e legível, para que os Correios possam identificar o destinatário correto. A entrega pode ser feita até o dia 6de dezembro.
Campanha acontece em todo o Brasil ―Toda a sociedade pode participar dessa imensa corrente de solidariedade, que há 35 anos une empresa, empregados, padrinhos e madrinhas para atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. As datas, locais e horários de atendimento dos pontos de adoção e entrega de presentes variam em cada estado. O lançamento nacional da campanha aconteceu no dia 1º de novembro, em São Paulo.
Em 2023, pela primeira vez, a campanha atendeu 100% dos pedidos das crianças em todo o País. Foram 270 mil cartinhas adotadas ―cerca de 210 mil foram adotadas por pessoas físicas e 60 mil contempladas por meio de doações realizadas por mais de 200 parceiros como empresas e órgãos públicos em todo Brasil.
Em comemoração aos 35 anos da campanha, os Correios também irão promover uma carreata de luz que vai percorrer todas as capitais brasileiras e passará por Porto Alegre de 30 de novembro a 3 de dezembro.
Municípios participantes em 2024:
Alegrete, Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Camaquã, Canela, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Farroupilha, Gramado, Guaíba, Guaporé, Feliz, Ijuí, Não-Me-Toque, Nova Prata, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santiago, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, São Borja, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Tramandaí, Uruguaiana, Vacaria, Viamão, Taquara e Teutônia.
37ª edição do Evento Tradicionalista ocorre em Santa Cruz do Sul, nos dias 15, 16 e 17 de novembro Considerado o maior festival de arte amadora da América Latina, o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) iniciou em 1986. Promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), ocorre no Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul desde 1997. São duas etapas até a fase final: as regionais e as inter-regionais, […]