A “Caravana de Direitos na Reconstrução do Rio Grande do Sul”, promovida pela Defensoria Pública da União (DPU) e parceiros, ocorre em Venâncio Aires na próxima semana, do dia 12 ao dia 16 de agosto. A ação está programada para ocorrer em dois locais: no Salão da Comunidade Católica ao lado da igreja Nossa senhora de Lurdes, no Km 68 da ERS-287, nos dias 12 e 13 de agosto, e no Ginásio da Escola Municipal Odila Rosa Scherer, no bairro União, de 14 a 16 de agosto. Assim, contemplando moradores da cidade e do interior.
A iniciativa tem por objetivo maior, auxiliar e atender a população afetada pela enchente, prestando auxílio jurídico gratuito, assistencial e psicológico, além de orientações sobre os benefícios disponíveis pelos Governos Estadual e Federal, e de planejar, coordenar e integrar as ações por meio de atendimentos presenciais.
Com isso, a população recebe informações e orientação para receber o Auxílio Reconstrução, bem como os benefícios previdenciários e assistenciais, como o Bolsa Família, antecipação do FGTS/PIS, Seguro Habitacional pela Caixa Econômica Federal (CEF), emissão de senha Gov.Br, emissão do CadÚnico, orientação para utilizar o aplicativo Caixa Tem, encaminhamento do seguro-desemprego, orientação para o programa municipal Vale Valoriza Venâncio – Apoio Humanitário, dentre outros serviços, realizados em parceria com a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social. Os interessados podem apresentar algum documento de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho ou certidão de nascimento), CPF, comprovante de residência e qualquer documentação pertinente ao caso. Ainda, haverá atendimentos com a Unidade Móvel da Secretaria da Saúde, com testes de HGT (se as pessoas estiverem em jejum), verificação de pressão arterial, batimento cardíaco e saturação, testes de HIV, Hepatites, Sífilis, e vacinação nos dias 12, 15 e 16 de agosto.
A Caravana conta com a colaboração de diversos parceiros, incluindo a Advocacia-Geral da União (AGU) e Procuradoria Federal, Justiça Federal, Caixa Econômica Federal (CEF), INSS, Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Receita Federal, Ministério Público Federal, entre outros que atuarão em parceria com a Defensoria Pública da União.
A escolha dos municípios foi após uma análise das cidades com pessoas em situação ou que tiveram por algum período em abrigo devido às enchentes no Rio Grande do Sul, em relação ao número de pessoas abrigadas e ao montante de pessoas vulnerabilizadas a partir de dados do CadÚnico. Além disso, considerou-se o decreto estadual que reitera o estado de calamidade pública em decorrência das chuvas intensas.
Evento aberto à comunidade ocorre às 16 horas, na Praça da Bandeira, em Santa Cruz do Sul A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e a Coordenação Executiva da 39ª Oktoberfest vão apresentar, na tarde do próximo domingo, 11, os trajes – oficiais e de passeio – das soberanas da 39ª Oktoberfest. Em evento aberto à comunidade, a partir das 16 horas, na Praça da Bandeira, […]
Comentários da publicação (0)