Equipe santa-cruzense levou a melhor contra o Caxias por 78×77
Diante de 4,7 mil torcedores, quebrando mais uma vez o recorde de público da temporada, o Ceisc União Corinthians venceu o clássico gaúcho contra o Caxias na noite desta segunda-feira, 13. Em um duelo equilibrado e com final eletrizante, o UniCo levou a melhor por 78×77 (23×15;20×21;20×25;15×16). A vitória no primeiro jogo do ano, coloca o Ceisc União Corinthians na quarta posição na tabela. O próximo compromisso da equipe santa-cruzense é no dia 22 de janeiro, contra o Pato Basquete, no Paraná.
Jon, Machuca, Duane, Lanaras e Dikembe formaram o quinteto inicial. Veríssimo ficou de fora por lesão. Machuca com 16 pontos e cinco assistências, e Dikembe, com 15 pontos e oito rebotes, foram os melhores em quadra. Do lado do Caxias, o destaque foi Betinho que anotou 23 pontos e seis assistências.
A partida começou com os visitantes marcando forte, dificultando as ações ofensivas do Ceisc União Corinthians. Mas não demorou muito para Dikembe aparecer e levantar o Arnão com jogadas no garrafão. Dominante e com alta efetividade, o pivô foi o grande destaque dos primeiros minutos e conduziu a equipe santa-cruzense a abrir uma vantagem de 10 pontos com cinco minutos. A situação fez o Caxias parar o duelo. Na volta e com alterações, os visitantes até reagiram, mas na tentativa de encostar esbarraram no bom jogo coletivo do UniCo: 23×15.
Voltando de lesão, os atletas Vezaro e Pedro Nunes começaram o segundo quarto com duas bolas de três. Na sequência, o time visitante conseguiu equilibrar o duelo, muito pelo aproveitamento do experiente Shamell do perímetro. Mas o Ceisc União Corinthians seguia bem coletivamente e abriu 13 faltando três minutos. Em um momento de desatenção, o UniCo viu o Caxias diminuir a desvantagem. 43×36 na saída para o intervalo.
O Ceisc União Corinthians começou o terceiro período com uma bola de três de Jon. Empolgada, a equipe retomou a maior efetividade ofensiva e junto com uma melhora no setor defensivo, abriu 12 de frente com quatro jogados. Lanaras era naquela altura a principal peça ofensiva da equipe santa-cruzense. Do lado dos visitantes, Shamell seguia bem. Tanto que na dobradinha com Betinho fez o Caxias reduzir a desvantagem pra cinco pontos quando faltava um minuto pra encerrar o quarto. E em uma das últimas jogadas, o Larry deixou o jogo perigoso para os donos da casa: 63×61.
Shamell começou o último período virando para o Caxias. O Ceisc União Corinthians tentava retomar a frente, mas esbarrava na boa marcação dos visitantes. Os primeiros pontos só vieram com Vezaro, quando o cronômetro já apontava três minutos. Daí em diante o quarto foi marcado pelo equilíbrio. Dikembe se destacava pelo lado do UniCo, com direito a uma enterrada que levantou o torcedor.
Torcedor que na sequência não sentou mais. Em um final eletrizante, as equipes se alternaram na frente nos dois últimos minutos. Faltando 30 segundos, Betinho colocou o Caxias na frente. Faltando 10, foi a vez de Machuca converter dois lances livres e dar a vantagem para o time santa-cruzense. E na última jogada da partida, o trabalho defensivo fez a diferença. A bola de Betinho, na infiltração, não caiu, e o Arnão explodiu: 78×77.
Na manhã desta segunda-feira, 13, o Programa Conexão Regional, apresentado pelo jornalista Josemar Santos, recebeu o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos de Santa Cruz do Sul (Arevec), Luís Henrique Schaefer, e também o vice-presidente, Anderson Muller. Durante a entrevista, eles avaliaram o mercado de veículos no ano passado e projetaram as vendas para 2025. Em um primeiro momento, Luís Henrique Schaefer fez uma avaliação do ano de 2024, […]