Durante a trajetória foram 24 cursos técnicos autorizados a funcionar pelo Conselho Estadual de Educação
O Centro de Educação Profissional da Universidade de Santa Cruz do Sul (Cepru) completou nesta segunda-feira, 18, 25 anos de atuação. Durante essa trajetória foram 24 cursos técnicos autorizados a funcionar pelo Conselho Estadual de Educação. Atualmente, tem 322 estudantes em cursos em andamento e já diplomou 1.960 técnicos.
Para comemorar, foi realizado um evento especial com abertura do Coro da Unisc. A coordenadora do Centro, Luci Kramer, enfatizou que o Cepru é comprometido em capacitar jovens e adultos para o exercício de profissões técnicas, desenvolvendo o currículo de cada curso, integrando e articulando teoria com prática no processo ensino-aprendizagem, dentro sempre dos padrões de exigência do mercado de trabalho atual e acompanhando as transformações pelas quais o mundo passa. “Oferecemos também, além de cursos técnicos e cursos de especialização técnica, formação continuada ou de qualificação profissional para trabalho, assim como cursos de especialização técnica para egressos do ensino técnico.”
Luci ressaltou que o Cepru tem formado técnicos em regiões de abrangência da Unisc. “Aplaudamos a todos que já estão formados, assim como aplaudamos a todos nós, coordenadores, professores, estudantes, que são a nossa razão de ser, e os técnicos-administrativos, tanto do Cepru quanto da Unisc que estão prestigiando esse ato e também estão trabalhando agora nos seus setores, pois fazemos parte dessa história dedicada à formação profissional. Aplaudamos, portanto, a todos nós, nós merecemos esse dia memorável.”
A vice-reitora, Andréia Rosane de Moura Valim, agradeceu a dedicação de todos os coordenadores dos cursos, dos funcionários do Cepru e da professora Luci que há 10 anos coordena o setor. “É uma satisfação para nós celebrar 25 anos. O Cepru é mantido pela Apesc em que o nosso reitor, Rafael Henn, é o presidente. Nós entendemos que a educação profissionalizante coloca o estudante em outro patamar. E dentro de uma universidade possibilita que o aluno se coloque no mercado de trabalho de uma maneira muito rápida, ágil, e consiga vislumbrar ascensões profissionais.”
Também presente no evento, o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, enaltecido pela professora Luci e pela vice-reitora Andreia pela parceria com o Cepru e com a Universidade. “Em pleno século 21 se fala tanto em inovação, se fala tanto em transformação, se fala tanto em empreendedorismo e se buscam pessoas com maior qualificação. Com certeza a educação profissional tem um grande compromisso, mas ao lado dessa educação profissional também temos que pensar em procurar instituições sérias. E aqui fica o meu reconhecimento para com a Unisc, da seriedade que conduz todo este processo e que entrega profissionais cada vez mais qualificados.”
Após as falas, o público prestigiou uma palestra com Cleusa Regina dos Santos Fagundes.Profissional com mais de 20 anos de experiência na formação, treinamento e gestão de pessoas, ela abordou o tema “Encontrando um propósito e transformando desafios em oportunidades”.
Coordenadora do primeiro Curso Técnico em Enfermagem lembra da empolgação da comunidade
O evento reuniu os atuais coordenadores dos cursos e também a primeira coordenadora do primeiro Curso Técnico em Enfermagem do Cepru, Tatiana Kader Rajeh Ibdaiwi. Emocionada, Tatiana fez questão de dizer que a data é para comemorar uma conquista, um jubileu, 25 anos de história, ‘uma vida inteira’. “O curso técnico foi um marco que representa todos os profissionais da saúde. Essa demanda veio do Hospital São Sebastião Mártir e da comunidade que queriam muito que tivessem profissionais da área que atuassem em Venâncio Aires. Eu me lembro até hoje do primeiro dia, lá em 1999, a empolgação das pessoas, da comunidade, dos professores, porque nós estávamos abrindo portas, portas que até hoje estão marcadas na história da educação. Hoje passamos pelo corredor do hospital e vemos os nossos alunos que conseguiram seguir a linha técnica, muitos na graduação para enfermagem, áreas administrativas, fisioterapia, farmácia, vemos o quanto foi importante essa entrada deles no mercado de trabalho, se sentiram acolhidos. E nós, enquanto instituição, temos o maior prazer de hoje os nossos profissionais serem procurados por toda a região e fora dela.”
História
O Cepru é uma das mantidas da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc). Foi criado pela Portaria/APESC nº 6, de 18 de novembro de 1999. Oferece cursos técnicos, cursos de formação continuada e cursos de especialização técnica, atendendo às necessidades da demanda de profissionais e contribuindo para o desenvolvimento da comunidade em que está inserido. Atualmente tem cursos em Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Venâncio Aires, Montenegro e Pantano Grande.
Em 1997, a Unisc, por meio da então Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, iniciou a oferta de cursos de qualificação básica do Programa do Governo Federal para Qualificação de Trabalhadores, com verbas do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Contando com o apoio da ex-reitora, Carmen Lúcia de Lima Helfer, na época coordenadora de Extensão, esses cursos de qualificação básica tiveram continuidade em 1998 e 1999, inspirando o projeto que desencadeou o interesse pela oferta de cursos técnicos.
Com estímulo do professor Wilson Kniphoff da Cruz, então pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, durante a primeira gestão do então reitor, professor Luiz Augusto Costa A Campis, foi criado o Cepru, tendo sido autorizado a funcionar, pelo Parecer do Conselho Estadual de Educação, nº 683, de 22 de setembro de 1999, o 1º curso Técnico em Enfermagem, para a Unidade de Ensino de Venâncio Aires, em parceria com o Hospital São Sebastião Mártir, formando, na época, duas turmas de técnicos em Enfermagem.
Os patinadores do Clube XLise de Patinação de Santa Cruz do Sul participaram no último final de semana do Torneio Estadual de Patinação promovido pela Federação Gaúcha de Patinação, nos níveis Iniciantes e Básico, em Porto Alegre. No nível Iniciante, Erika Kaiane de Andrade foi campeã na categoria Cadete; Emanuele Bender Kist, campeã no Infantil; Maria Antonia Forster, a 7ª colocada Infantil; Helena Teloeken Dias, ficou em 3° lugar no […]