Jaísa Caldas realiza a palestra-show “Madame do Réu, uma mulher nordestina de cor” dia 19/08, com entrada gratuita
Dia 19 de agosto, com sessões às 15h e às 19h30, Santa Cruz do Sul recebe a palestra-show “Madame do Réu, uma mulher nordestina de cor”, com a artista e cientista social piauiense Jaísa Caldas. A atração integra o circuito Oralidades do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, considerado o maior circuito literário do país e responsável por promover o intercâmbio entre autores de todas as regiões brasileiras.
Jaísa é ligada ao movimento do rap nordestino, é compositora e articuladora de movimentos sociais e, em sua performance, combina música, poesia e discussões culturais para falar da força e da riqueza dos elementos regionais do Nordeste. O evento acontecerá no Coworking Cultural de Santa Cruz do Sul (Rua Tiradentes, 15) e é aberto ao público, gratuitamente. Turmas escolares podem agendar a participação antecipadamente através do telefone (51) 3713-3222 ou WhatsApp (51) 99374-5844.
Arte da Palavra – É um projeto do Sesc voltado para ações formativas e de fruição literária para incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. A iniciativa abrange diversos públicos e faixas etárias distintas para valorizar obras, escritores, novas formas de produção e discursos periféricos emergentes. O projeto é composto por três tipos de circuitos: de Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias; Oralidade, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária, com oficinas de diferentes temáticas com o objetivo de exercitar a prática da escrita nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.
“Madame do Réu, uma mulher nordestina de cor” – Sesc Santa Cruz do Sul
Data 19/08 (segunda-feira)
Horário: 15h e 19h30
Local: Coworking Cultural de Santa Cruz do Sul (Rua Tiradentes, 15)
Sessões abertas ao público, gratuitamente. Turmas escolares podem agendas a participação antecipadamente através do telefone (51) 3713-3222 ou WhatsApp (51) 99374-5844
Sinopse:
A apresentação de Jaísa Caldas pelo Arte da Palavra é uma ode à beleza, à resistência e à resiliência da mulher negra nordestina, cujas histórias são tecidas com fios de poesias autorais e entrelaçadas com melodias de esperança e auto-afirmação regionais. Durante a apresentação, a persona artística, a poesia e a história ganham vida por meio da autenticidade das composições de uma jovem negra nordestina cujas palavras ecoam as histórias ancestrais, as lutas e as vitórias. O repertório passeia por ritmos e poesia da literatura marginal e ressoa vivências através da arte e do empoderamento poético, proporcionando um ambiente de inspiração e celebração a cultura, a poesia e a música negra. Cada verso nesta jornada é uma reverência à riqueza cultural e à herança ancestral da mulher nordestina. Poesias e letras, nascidas da profundidade da experiência humana, exploram temas de amor, dor, luta e triunfo, enquanto as ecoam a batida do coração de uma existência que se recusa a ser silenciada. A apresentação será mesclada entre poesias e músicas autorais que trazem a força e marcação de elementos regionais do nordeste, seja nas letras ou nas bases melódicas que acompanham as manifestações poéticas.
A Medida Provisória 1250/24 permite a inclusão de mais nove municípios do Rio Grande do Sul na lista daqueles que poderão cadastrar famílias desabrigadas para receber o Auxílio Reconstrução, no valor de R$ 5.100. Esse benefício foi criado pela MP 1219/24, em vigor desde maio. A MP 1250/24 foi publicada nessa quarta-feira (7) no Diário Oficial da União. Com a medida, passam a integrar a lista as seguintes cidades: Chuí; […]
Comentários da publicação (0)