Rafael Mallmann está em Santa Cruz do Sul para apresentação da Agenda Pró-Clima 2050
Na tarde desta quarta-feira, 07, o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) reúne-se com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), onde apresenta o plano da Agenda Pró-Clima 2050. O encontro ocorre no auditório do Cisvale, em Santa Cruz do Sul, com a presença dos prefeitos e demais autoridades dos municípios da região. O encontro iniciou às 14h.
O documento que concentra ações para os próximos 25 anos apresenta também as regras dos programas de incentivo ao cuidado e preservação ambiental, assim como a proposta de desassoreamento de recursos hídricos. O documento com as ações, projeta mais de R$ 1,7 bilhão de investimentos na recuperação e cuidado com o meio ambiente no Rio Grande do Sul.
Na proposta do estado também está descrito o Plano de Adaptação e Resiliência, formado pelos projetos de desassoreamento dos rios, dividindo esta ação em dois eixos, para recursos hídricos de pequeno porte e recursos hídricos de médio e grande porte.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Rafael Mallmann, falou sobre as iniciativas do governo estadual, após a tragédia climática do mês de maio “A dez dias atrás, o governador Eduardo Leite lançou mais um programa, desta vez, acerca do desassoreamento. Viemos apresentar essa iniciativa estadual para os prefeitos aqui da região, visando mais uma parceria entre estado e municípios. Através dessa iniciativa, o município precisa entrar em contato com a Sedur e mandar um georreferenciamento dos pontos onde precisam ser desassoreados e qual o tipo de material que precisa ser retirado, justamente para mandar o maquinário correto”, destaca.
A presidente do Cisvale, a prefeita de Sinimbu, Sandra Backes falou sobre a reunião desta quarta-feira e sua importância para o Vale do Rio Pardo “Pedimos, através do consórcio, que membros da Sedur, na figura do secretário Mallmann, para que viessem até a região apresentarem este programa. Com muita satisfação, participam deste evento hoje 15 municípios do nosso Vale do Rio Pardo. Nossa preocupação é com o futuro, depois de tudo que vivemos nestes últimos meses. Temos intensão de criamos um comitê para fazermos ações em nível regional”, avalia.
Em 14 Estados do Brasil, o trânsito mata mais que as armas de fogo Em 14 Estados do Brasil os sinistros de trânsito mataram mais do que homicídios por armas de fogo em 2022. No comparativo dos últimos 10 anos, entre 2012 e 2022, no ranking dos primeiros cinco Estados da lista, se mantiveram os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás, respectivamente. O […]
Comentários da publicação (0)