Evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 03, no Auditório da Procuradoria Geral do Munícipio (PGM)
Em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, foi lançado na manhã desta terça-feira, 03, a campanha Celebrar sem Ferir, tendo como lema lema “Para celebrar basta brilhar, o respeito é o verdadeiro show”. A iniciativa visa conscientizar a população sobre os graves impactos causados pelo uso de fogos de artifício com estampido, além de outras ações.
Segundo a coordenadora do Departamento de Inclusão e Centro Municipal de Atendimento ao Autista, Adriele Vargas, a campanha visa estimular a comunidade a usar fogos de artifícios silenciosos em prol das pessoas com deficiências, enfermos, idosos, crianças e animais. “A campanha compreende a onda de circulação de um vídeo. Tivemos a participação de duas mães que representam as famílias atípicas, onde destaca com muita sensibilidade, e de forma muito clara, os danos que podem ser causados por algum episódio de fogos de artifício com barulhos muito altos”, explicou.
Adriele Vargas ainda revelou que a participação dos órgãos municipais será de extrema importância para a conscientização a população. “A função deles é fundamental, pois nós não conseguimos conscientizar a população sem o apoio da Segurança Publica. Temos o apoio da Guarda Municipal através da Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança. Temos também o apoio da Brigada Militar, sendo que teodos eles foram muito sensíveis e abraçaram essa causa junto conosco”, concluiu.
Na oportunidade, a prefeita Helena Hermany recebeu uma indicação de alteração na legislação que regulamenta os fogos sem estampido, onde todo o valor das multas recolhidas através de advertências seja destinado ao Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência. A chefe do Executivo afirmou que irá encaminhar a pauta à Câmara de Vereadores nesta quinta-feira, 05, para ser votada em regime de urgência na próxima sessão ordinária do Legislativo.
A dona de casa Lecinda Doraci Alves, de 58 anos, não conteve a emoção. Depois de uma vida inteira querendo fazer um curso básico de corte e costura, finalmente teve a oportunidade de aprender tarefas simples do ofício, em um curso de capacitação, e agora comemora o feito que para ela tem muito significado. “Meu sonho era aprender a costurar. Tenho seis netos, e sempre quis fazer roupinhas, bainha, barra, […]