Em ata, o colegiado defendeu a necessidade de políticas fiscal e monetária mais “harmoniosas”
O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) informou que a alta do dólar e o anúncio do pacote fiscal do governo federal influenciaram o aumento da taxa básica de juros em 1 ponto percentual na semana passada.
Na ata divulgada nesta terça-feira, 17, o colegiado defendeu a necessidade de políticas fiscal e monetária mais “harmoniosas”. “A percepção dos agentes econômicos sobre o recente anúncio fiscal afetou, de forma relevante, os preços de ativos e as expectativas dos agentes, especialmente o prêmio de risco, as expectativas de inflação e a taxa de câmbio”, afirmou o Copom no documento.
Na última reunião do ano, o Comitê elevou a Selic ao patamar de 12,25% ao ano. “A magnitude total do ciclo de aperto monetário será ditada pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica da inflação”, diz a ata.
Ao defender o “firme compromisso de convergência da inflação à meta”, o Copom projetou mais duas altas similares da taxa Selic nas reuniões de janeiro e março. Se confirmadas, as elevações levarão os juros básicos a 14,25% ao ano.
A vereadora Nicole Weber (Podemos) celebrou a aprovação de um importante projeto de lei que visa facilitar o acesso à saúde para idosos e pessoas com deficiência. Na prática, o projeto institui o direito ao agendamento telefônico de consultas médicas para esse público nas unidades de saúde municipais. Segundo a vereadora, a medida busca promover dignidade e inclusão, garantindo mais praticidade no acesso aos serviços de saúde. "Este projeto é […]