Destaques

Conselho Municipal de Gestão Socioambiental de Santa Cruz avalia as ações dos primeiros seis meses

today11/10/2024 24

Fundo
share close

Em reunião realizada nessa quarta-feira, 9, no Salão Nobre do Palacinho, o Conselho Municipal de Gestão Socioambiental (CMGS), formado por agentes públicos, universidades, associações de moradores, entidades locais e representantes da sociedade civil, apresentou um diagnóstico das atividades realizadas nos primeiros seis meses de atuação do órgão, que passou a vigorar em abril deste ano. O CGMS tem como atribuições examinar e propor ações relacionadas ao Cinturão Verde e outros assuntos relacionados com o meio ambiente e o futuro do município.

Na ocasião também foram empossados dois novos conselheiros, representantes de proprietários de terras da região do Cinturão Verde, cuja dimensão, em cerca de 80%, é composta por área privada.

O encontro foi coordenado pelo geólogo , ambientalista e ex-prefeito, José Alberto Wenzel. “Agradeço a todos que se empenharam até aqui. O que vamos apresentar sintetiza o que já conseguimos fazer. É uma causa que é de todos nós e é para as futuras gerações”, disse Wenzel.

Na sequência, a secretária de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Simone Schneider, elencou as ações realizadas desde a criação do Conselho, a partir do tema: Cinturão Verde e o comportamento socioambiental, da conscientização à ação. Inicialmente, ela destacou a evolução no engajamento de várias instituições nos debates, como associações de moradores, proprietários de terras, técnicos da área ambiental, Câmara de Vereadores e o setor imobiliário do município.

Schneider elencou ainda os avanços com relação à preservação ambiental, a partir da criação do conselho. Além de descontos de IPTU, a partir da valorização do proprietário preservador, ela lembrou ainda sobre o encaminhamento de criar um fundo ambiental, cujos recursos seriam provenientes de proprietários de veículos que destinariam parte do valor de combustível consumido ao fundo de forma voluntária, para compensar a emissão de gás carbônico, sob forma de cashback.

Segundo estudos, o Cinturão Verde tem potencial para sequestrar cerca de 14% de gás carbônico produzido por ano em Santa Cruz, pela queima de combustíveis fósseis. Sobre o assunto, uma reunião foi realizada com uma rede de postos de combustíveis para avaliar a implantação da medida, com o SINDICONTÁBIL, e apresentada ao Ministério Público através da UNISC, que está desenvolvendo a proposta.

Na avaliação da secretária, os primeiros seis meses de atuação do CGMS foi muito produtivo. “Tivemos grandes avanços, mas há muito ainda por fazer. O mais importante é que conseguimos sensibilizar a comunidade santa-cruzense, da importância da preservação desse bem natural que é o Cinturão Verde”, afirmou.

Escrito por Henrique

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Destaques

Feriado de Nossa Senhora Aparecida altera funcionamento das repartições municipais de Santa Cruz

Devido ao feriado nacional do próximo sábado, 12, alusivo ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, data em que também se comemora o Dia da Criança, os serviços nas repartições municipais terão alterações. Funcionarão normalmente os serviços essenciais, como o Centro Materno Infantil (Cemai); Hospitalzinho; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); Pronto Atendimento Municipal do Hospital Santa Cruz; UPA do Bairro Esmeralda; UPA Central; Guarda Municipal e […]

today11/10/2024 18


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%