O Rio de Janeiro foi oficialmente confirmado como a sede da Cúpula dos Líderes do Brics em 2025, que será realizada nos dias 6 e 7 de julho. O anúncio foi feito após reunião do prefeito Eduardo Paes com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e outros representantes do governo federal na capital fluminense, no sábado (15).
Em 1º de janeiro, o governo brasileiro assumiu a presidência rotativa do Brics, grupo de cooperação internacional formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã.
A Cúpula dos Líderes do Brics promoverá intercâmbios culturais, comerciais e turísticos entre o Brasil, os países do bloco e o resto do mundo. “A gente se sente muito orgulhoso de representar todos os brasileiros com as belezas da nossa cidade, com seus desafios, ninguém é ingênuo, inocente aqui. Mas é uma cidade muito especial, que a gente tem muito orgulho. Rio mais uma vez capital do mundo, com G20 no ano passado, agora Brics, e, quem sabe, eu não consigo a assinatura do decreto presidencial de Rio capital honorária do Brasil”, disse o prefeito da capital fluminense.
“Receberemos os chefes de Estado dos 20 países que integram o Brics nas categorias de membros plenos e parceiros em que vamos tomar decisões importantes para o desenvolvimento desses países, para a cooperação e para a melhoria das condições de vida dos habitantes desses países. Mais uma vez o Rio de Janeiro será palco de uma importantíssima reunião internacional”, acrescentou o chanceler Mauro Vieira.