Notícias

Dados de 644 chaves Pix de clientes da Caixa foram expostos

today09/11/2024 10

Fundo
share close

Dados de 644 chaves Pix de clientes da Caixa foram expostos, informou na sexta-feira (8) o BC (Banco Central). Esse foi o 16º incidente com dados do Pix desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.

Segundo o BC, a exposição ocorreu em 24 e 25 de setembro e abrangeu as seguintes informações: nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo e da conta, data de abertura da conta, data de criação da chave Pix e data a partir da qual o usuário tem a posse da chave Pix.

A exposição foi causada por falhas pontuais em sistemas da Caixa e ocorreu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.

Embora o caso não precisasse ser comunicado por causa do baixo impacto potencial para os clientes, o BC afirmou que decidiu divulgar o incidente em nome do “compromisso com a transparência”.

Todas as pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição. O BC ressaltou que esses serão os únicos meios de aviso para a exposição das chaves Pix e pediu para os clientes desconsiderarem comunicações como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail.

A exposição de dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante algum tempo e podem ter sido capturadas. O BC informou que o caso será investigado e que sanções poderão ser aplicadas. A legislação prevê multa, suspensão ou até exclusão do sistema do Pix, dependendo da gravidade do caso.

Em todos os 16 incidentes com chaves Pix registrados até agora, foram expostas informações cadastrais, sem a exposição de senhas e de saldos bancários. Por determinação da Lei Geral de Proteção de Dados, a autoridade monetária mantém uma página em que os cidadãos podem acompanhar incidentes relacionados com a chave Pix ou demais dados pessoais em poder do BC.

Em nota, a Caixa informou que o incidente não afetou dados sigilosos ou quaisquer outras informações de natureza bancária, fiscal ou patrimonial. Segundo o banco, a situação foi corrigida rapidamente, e os clientes foram comunicados. “O banco reafirma seu compromisso com a segurança e a privacidade dos dados de seus clientes e destaca que aperfeiçoa, continuamente, os critérios de segurança em seus canais, produtos e serviços”, disse a Caixa.

Fonte: O Sul

Escrito por radiosantacruz.com.br

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Destaques

Três jogos pela Copa Afubra da Lifasc ocorrem neste domingo

Campeonato principal, que neste ano homenageia Lari Peiter, é disputado nas categorias aspirantes e titulares. Jogos ocorrem às 14h e 16h A Copa Afubra/Taça Lari Peiter terá sequência neste domingo, 10, com a realização de três partidas. Após a rodada de abertura, que contou com o duelo entre João Alves e Rio Pardinho, o campeonato principal da Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc) será […]

today09/11/2024 54


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%