O Rio Grande do Sul deverá passar por chuvas intensas nos próximos dias. Conforme a Sala de Situação do RS, há um alerta para o total acumulado que pode chegar aos 300 milímetros (mm) sobre áreas das regiões da Campanha e Sul.
Segundo a Defesa Civil, uma nova frente fria, associada a uma baixa pressão na Argentina, se aproxima do Estado pelo Uruguai, trazendo chuvas fortes, temporais isolados, descargas elétricas e possível granizo, especialmente na Campanha, Sul e Costa Doce, com volumes de 25 a 50 mm/dia e rajadas de vento acima de 80 km/h.
Já na madrugada dessa segunda-feira (23), pancadas de chuva e temporais pontuais ocorrerão na Campanha, Sul, Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Sul e Médio, com acumulados de 50 a 100 mm/dia, rajadas de vento de 40 a 75 km/h.
Na terça-feira (24), a frente fria continuará no Oeste, Campanha e Sul, com chuvas de 60 a 110 mm/dia e rajadas de 30 a 50 km/h, podendo ultrapassar 60 km/h com as instabilidades. Na quarta-feira (25), conforme a previsão, a frente permanecerá estacionária, trazendo chuvas de 70 a 120 mm/dia na metade Sul e risco de temporais à tarde, com rajadas de 40 a 60 km/h.
Na quinta-feira (26), a frente avançará sobre o Rio Grande do Sul, com chuvas moderadas a fortes no Norte, Nordeste, Serra, Litoral Norte, Vales e Região Metropolitana de Porto Alegre, acumulando 30 a 70 mm/dia.
A Defesa Civil orienta a população que durante as chuvas, tome precauções como desligar eletroeletrônicos, fechar bem portas e janelas, buscar abrigo seguro, e evitar atravessar alagamentos a pé ou de carro. Emergência ligue 190 ou 193.
Aviso hidrológico
De acordo com a Defesa Civil, atualmente, a condição hidrológica no Estado está próxima da normalidade, com pequenos aumentos nos níveis dos rios devido às chuvas de 19 e 20 de setembro. Os solos estão mais úmidos em relação a períodos anteriores.
Com as previsões de chuvas fortes até quarta-feira, foi emitido um alerta (cidades em amarelo no mapa hidrológico abaixo) para as bacias da metade sul, incluindo Butuí-Icamaquã, Ibicuí, Quaraí, Santa Maria, Negro, Vacacaí-Vacacaí Mirim, Baixo Jacuí, Camaquã, Mirim-São Gonçalo e Litoral Médio. O alerta indica risco de elevação de arroios e rios menores, com possíveis inundações e alagamentos urbanos em áreas com chuvas intensas.
Além disso, foi emitido um grau de inundação(cidades em laranja no mapa) para os rios Quaraí, Ibirapuitã, Santa Maria, Negro, Piratini, Jaguarão e arroios do sul, devido aos altos volumes previstos. Isso implica risco de elevação em corpos hídricos, inundações e alagamentos em áreas urbanas.
Um adolescente de 16 anos foi apreendido na noite de sábado depois de atirar contra o próprio pai, de 45 anos, com três disparos de uma pistola calibre 9mm no interior de uma igreja, na rua Pará, bairro Barcelos, em Vacaria, nos Campos de Cima da Serra. A vítima, cujo nome não foi divulgado, chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira, mas não resistiu aos […]
Comentários da publicação (0)