Evento reúne milhares de participantes no maior festival amador de arte da América Latina
Santa Cruz do Sul recebeu, na tarde desta sexta-feira (15/11), o Desfile Temático de abertura do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) 2024. A celebração contou com a presença de delegações das 30 Regiões Tradicionalistas do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que percorreram a Rua Marechal Floriano até a Rua Galvão Costa, proporcionando um espetáculo repleto de cores, danças e expressões culturais. A concentração das delegações teve início às 14h30min, em frente à Catedral São João Batista, com destino ao Parque da Oktoberfest, onde acontecem as competições.
Com mais de 4.500 competidores distribuídos em 25 modalidades, o ENART é reconhecido como o maior festival amador de arte da América Latina. A programação contempla apresentações de danças tradicionais, declamações, canto, chula, trova e outras expressões culturais.
Programação
A cerimônia oficial de abertura está agendada para sexta-feira (15/11), às 17h30min, e contará com a chegada da imagem de Nossa Senhora da Medianeira e uma apresentação do DTG Poncho Verde, campeão do ENART 2023. Durante o fim de semana, as competições se intensificam com eliminatórias e finais de várias modalidades. No domingo (17/11), o evento atinge seu ápice com as finais das danças tradicionais e apresentações inclusivas, como a dança gaúcha de salão adaptada para pessoas com deficiência intelectual ou múltipla.
O encerramento do ENART 2024, previsto para domingo às 19h30min, contará com uma apresentação especial do CTG Paixão Côrtes, vencedor do Fegadan 2024, e será concluído com a emblemática Dança da Integração.
O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a Fundação Cultural Gaúcha, com o apoio da 5ª Região Tradicionalista e da Secretaria de Estado do Turismo. Conta ainda com incentivo cultural da Amigo Internet e Dinâmica Distribuidora de Alimentos, além de patrocínios da Fruki, Banrisul, HMD Equipamentos Gastronômicos, Massas Italiany e da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. O financiamento é viabilizado pelo Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, sob o lema “O futuro nos une”.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, foi o primeiro a votar para liberar Robinho da prisão na manhã desta sexta-feira, 15. Antes dele, os ministros Luiz Fux e Edson Fachin, também deram seus votos, mas para manter a prisão, e portanto o placar está 2 a 1 para que o ex-jogador continue preso. Os ministros têm até o dia 26 para votar. O julgamento do caso Robinho […]