Notícias

Dez milhões de pessoas e empresas podem ter CPFs ou CNPJs suspensos pela Receita Federal

today08/09/2024 12

Fundo
share close

Atualmente mais de 10 milhões de pessoas físicas e jurídicas têm pendências junto à Receita Federal. Caso o cadastro não seja regularizado, o fisco pode punir a irregularidade com multas e suspensão do CPF ou CNPJ. Segundo a Receita, cerca de 6,8 milhões de pessoas jurídicas ativas e quase 2 milhões de pessoas físicas com CPF possuem pendências.

O site da Receita Federal disponibiliza o serviço de consulta para dívidas e pendências fiscais. Também é possível checar através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). As pendências podem ser regularizadas pelo próprio contribuinte que tenha as seguintes declarações e escriturações em situação irregular:

* Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D)
* Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei)
* Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF)
* Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb)
* Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis)
* Escrituração Contábil Fiscal (ECF)
* Escrituração Fiscal Digital das Contribuições incidentes sobre a Receita (EFD-Contribuições)
* Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF)

Regularização
Para regularizar as pendências, o contribuinte não precisa comparecer às unidades da Receita Federal. Basta apresentar as declarações ou escriturações identificadas na consulta. O sistema que aponta a omissão é atualizado com as entregas das declarações e escriturações em um intervalo de cinco a 30 minutos após a transmissão, dependendo do tipo de documento apresentado.

A regularização ocorre pela internet ou, se necessário, com a comprovação de que a entrega já foi feita. Nesse caso, pode ser necessário entrar em contato com a Receita por canais oficiais. Se a omissão for decorrente de erros cadastrais, será preciso corrigir o cadastro para retirar a pendência. A regularização será automática, menos em casos de incompatibilidade entre declarações e a situação do cadastro.

Caso não regularize, pessoas físicas podem receber multa de até 20% do valor do imposto de renda que deveria ter sido declarado e ter o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) assinalado como pendente de regularização, que impede a emissão de passaporte e posse de emprego público.

Para o contribuinte Pessoa Jurídica, além da multa, terá o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) inadaptado caso omissão dure mais de 90 dias seguidos. O prazo passa a valer a partir do vencimento original da obrigação acessória, impedindo a emissão de notas fiscais, obtenção de crédito bancário e celebração de contratos com administração pública e arbitramento do lucro.

Fonte: O Sul

Escrito por Jornalismo (Lauren)

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Notícias

Morre Fábio Arruda em São Paulo

O consultor de moda e ex-”A Fazenda”, Fábio Arruda, morreu na tarde deste sábado. De acordo com o portal R7, ele foi encontrado morto em seu apartamento na região do Itaim Bibi, área nobre de São Paulo. Arruda teria sofrido um mal súbito após um procedimento cirúrgico no coração. No dia 3 de setembro, Fábio Arruda realizava exames de rotina quando foi constatado um problema no coração. Ele foi internado […]

today08/09/2024 22

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage