Filme produzido por Diogo Elzinga estreia no Youtube no próximo domingo
A história, a beleza e as peculiaridades que fazem de Santa Cruz do Sul uma das melhores cidades para viver, investir e se divertir estão no foco de um documentário de 40 minutos que irá ao ar no próximo domingo (27), no Youtube.
O filme “Santa Cruz do Sul – uma cidade completa”, produzido pelo criador de conteúdo digital Diogo Elzinga, foi apresentado em primeira mão a um grupo de convidados composto pelo trade turístico, produtores de eventos e entidades, na noite de terça-feira (22), no salão de eventos do Aquarius Hotel.
A obra foi gravada ao longo de três dias, após passar pelo período de pré-produção. De forma ágil e bem-humorada, o youtuber apresenta características importantes da cidade, como a influência da colonização alemã e a base da economia com o tabaco. Mas não só isso: o documentário mostra também a cidade do presente, com seus pontos turísticos na zona urbana e no interior, a arquitetura histórica, a gastronomia, a produção cervejeira local e a vocação para grandes eventos, como a Oktoberfest, o Enart, o Bailinho da Borges e o festival Santa Cruz Jazz N’ Blues, entre outros.
Ao comentar a obra, Elzinga destacou a identificação que sentiu pelo município ao longo do trabalho. “Santa Cruz do Sul é uma cidade que fez eu me sentir em casa”, afirmou. O documentarista salientou que o trabalho não busca promover apenas o turismo, mas todos os aspectos que compõem a cidade. “Percebi que os vídeos tinham uma função maior, de mostrar a identidade dos municípios”, explicou.
Conforme Elzinga, o trabalho expressa a visão de uma pessoa de fora, mas que gostou do que encontrou em Santa Cruz do Sul. “Quero mostrar que existe um paraíso, não só para visitar, mas também para morar. Se algum dia eu me mudar (ele reside em Caxias do Sul), Santa Cruz será a cidade onde quero viver”, afirmou.
Presente ao evento, a prefeita Helena Hermany ficou feliz com a percepção do município que o documentário transmitiu. A chefe do Executivo Municipal enalteceu a formação da população santa-cruzense. “Nós ajudamos a construir esse município. Por sermos um povo que se envolve e participa, temos uma cidade maravilhosa”, destacou.
Helena frisou que o filme também é uma amostra de tudo que Santa Cruz do Sul tem para oferecer em infraestrutura, saúde, educação, segurança, lazer e oportunidades de emprego e negócios. “Espero que esta obra alcance mais pessoas e que seja um grande atrativo para que mais gente venha aqui viver e investir”, concluiu.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cesar Cechinato, comemorou a escolha do município como tema do filme. “Este olhar externo, corroborando talvez o mesmo sentimento da grande maioria dos santa-cruzenses e dos que nos visitam, é de que realmente somos a melhor cidade para morar e empreender e, também, estamos entre as cinco melhores do Estado para ‘turistar’”, avaliou.
O documentário contou com o apoio da Santa Cruz Film Commission, que ajudou na identificação e organização das locações, obtenção de licenças para filmagem em locais públicos e privados, suporte logístico, contatos com a comunidade, apoio na promoção, divulgação e produção.
“Santa Cruz do Sul – uma cidade completa” estreia no domingo (27), às 12h, no canal
Para iniciar as seis propostas encaminhadas ao Plano Rio Grande são necessários quase R$ 80 milhões; evento que será realizado nesta sexta-feira, 25, tem como objetivo apresentar as demandas do Comitê Pró-Clima O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) promove nesta sexta-feira, 25, um encontro com os deputados estaduais e federais que representam a região. A meta é apresentar as seis propostas criadas pelo Comitê Pró-Clima […]