Na pesquisa foi analisado como a agência de agricultores familiares constrói os sentidos e as dinâmicas de ressignificação do alimento
Dentro da programação da V Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 31 de outubro, às 19h15, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. A atividade integra a V Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os Programas de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada programa.
Um dos estudos escolhidos tem como título “Ressignificação do alimento em roteiros de turismo rural: uma estratégia de desenvolvimento regional no Vale do Rio Pardo-RS-Brasil”, elaborado pela mestra e doutora pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional (PPGDR) pela Unisc, Verenice Zanchi, com orientação da professora Virginia Elisabeta Etges. “Nos dados levantados na ocasião destacou-se o importante papel exercido pelo alimento como atrativo nos roteiros, bem como a capacidade de fazer e agir dos empreendedores envolvidos na atividade. Na pesquisa analisamos como a agência de agricultores familiares constrói os sentidos e as dinâmicas de ressignificação do alimento, oferecido em roteiros de turismo rural.”
A pesquisa foi desenvolvida na região do Vale do Rio Pardo, tendo como foco empreendimentos de turismo rural que fazem parte da Rota Germânica do Rio Pardinho e do Roteiro Caminhos da Imigração. A rota e o roteiro estão situados em Santa Cruz do Sul e Sinimbu. Foi utilizada a perspectiva orientada ao ator para explicar o fenômeno estudado. A pesquisa qualitativa, aliada à pesquisa documental, permitiu reforçar o entendimento, fazer comparações, e reunir materiais com os quais foi possível fundamentar a investigação. Os instrumentos escolhidos foram: análise documental, entrevistas semiestruturadas, observação in loco e diário de campo.
“Os resultados da pesquisa evidenciam que a ressignificação do alimento nos roteiros estudados contribui para o aumento da renda, a autonomia e a qualidade de vida das famílias, principalmente das mulheres, impulsionando o turismo rural na região e, desta forma, contribuindo econômica e socialmente na promoção do desenvolvimento regional.”
A campanha de prevenção ao câncer de mama tem mobilizado as unidades de saúde de Santa Cruz do Sul durante todo o mês de outubro. Nesta quarta-feira, 30, a ESF Cristal Harmonia, do Bairro Santa Vitória, que atende também os moradores do Loteamento Viver Bem, promoveu uma ação para atender as mulheres que são usuárias da unidade de saúde. Durante todo o dia, até as 15h, foram oferecidos vários serviços […]