Educação

Eduardo Leite anuncia ampliação de mais 90 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral em 2025

today08/11/2024 2

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Prioridade do governo, Rede Estadual terá 296 instituições nesse modelo, dobrando número de 2023

Com foco na valorização do aluno e do professor para a construção do presente e do futuro da sociedade, o governo do Estado anunciou, nesta quinta-feira, 07, a expansão da oferta de escolas de Ensino Médio em Tempo Integral para o ano letivo de 2025. A ampliação alcançará mais 90 instituições de ensino em 68 municípios. A educação é prioridade para o governador Eduardo Leite, que, com o anúncio, eleva para 296 o número de escolas de Ensino Médio com turno integral na Rede Estadual – mais que o dobro do que havia em 2023.

“Estamos dando sequência ao nosso compromisso de expansão do ensino em tempo integral no Estado. Temos a consciência de que o tempo integral, quando oferece boas condições de segurança e de alimentação para que os alunos permaneçam mais tempo na escola, garante uma jornada pedagógica mais intensa para prepará-los para o futuro. É o que observamos em lugares onde a educação teve evolução expressiva tendo o tempo integral como uma grande aposta, e nós estamos neste rumo”, disse o governador Eduardo Leite.

A diferença é que a modalidade, além de aumentar a carga horária dos estudantes na escola, busca uma formação que coloca o aluno como protagonista do processo de educação. A abordagem pedagógica do Tempo Integral está centrada na perspectiva de que o espaço escolar é o ambiente que melhor permite o desenvolvimento pleno de todas as dimensões do estudante: intelectual, física, emocional, social e cultural.

Para isso, dentro do currículo, são oferecidos componentes como projeto de vida, estudos orientados, trilha de qualificação profissional, iniciação científica, disciplinas eletivas e práticas experimentais, além de práticas educativas como clubes juvenis e mentoria. Como forma de garantir a permanência, a saúde e o bem-estar, as escolas integrais também asseguram quatro refeições diárias para cada estudante.

Outro pilar do Tempo Integral é a prática do acolhimento. No início do ano, com a chegada dos novos matriculados e de suas famílias, é realizado um momento de integração para estabelecer os primeiros vínculos e estimular a reflexão a respeito dos sonhos e expectativas dos jovens. Essa abordagem se estende durante todo o calendário letivo, com uma rotina escolar que prioriza o apoio e o acompanhamento das aprendizagens – criando um ambiente de pertencimento e aproximação.

No Rio Grande do Sul, a modalidade começou a ser implementada em 2018, quando as primeiras 11 escolas estaduais de Ensino Médio fizeram a transição para o Turno Integral. Desde então, o sistema foi ampliado, aumentando para 18 escolas em 2022, depois para 111, em 2023, e 206 em 2024. Na Rede Estadual, 27% das instituições de Ensino Médio já adotam o modelo. A meta é alcançar 50% em 2026.

Dados e evidências demonstram que o sistema proporciona uma série de benefícios para os estudantes, incluindo a diminuição das taxas de evasão escolar e o aumento nas perspectivas de conseguir melhores condições de trabalho após concluir os estudos. Segundo o Núcleo de Educação Integral da Secretaria da Educação (Seduc), em relação ao ensino regular, a probabilidade de ingressar em um curso de nível superior é de 17 pontos percentuais maior para alunos formados em escolas integrais.

Da mesma forma, os jovens do Ensino Integral têm mais chances de seguir em profissões com maior rendimento salarial. Em uma pesquisa realizada em Pernambuco, primeiro estado do país a implementar o modelo, os estudantes que concluíram a educação básica no Tempo Integral conseguiram rendimentos 18% maiores do que os egressos de escolas tradicionais.

O mesmo estudo, desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa e Avaliação em Aprendizagem da Fundação Getúlio Vargas (Learn/FGV) e pelo Instituto Sonho Grande, também evidenciou que existe uma melhoria perceptível da equidade racial com as escolas integrais. No ensino tradicional, ao analisar a diferença entre os salários dos egressos, os estudantes negros têm uma remuneração média 10% menor que a dos alunos brancos. Porém, quando se considera os formados no ensino integral, a diferença desaparece.

Os indicadores apontam ainda para avanços em relação aos aspectos sociais, que envolvem maior acesso à segurança alimentar e aos serviços de saúde, além do aumento da rede de proteção escolar. No caso de meninas que estudam nas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, a probabilidade de ingressar no mercado de trabalho é de oito pontos percentuais a mais. Em Pernambuco, onde o modelo é consolidado, as taxas de homicídios entre jovens de 15 a 19 anos caíram em até 50% com a expansão das escolas integrais.

Lista das novas escolas que terão Ensino Médio em Tempo Integral:

Aceguá

  • EEEM Barão de Acegua

Araricá

  • EEEM de Araricá

Bagé

  • EEEM José Gomes Filho

Boa Vista das Missões

  • EEEM Lucila Nogueira

Caçapava do Sul

  • EEEM Professora Gladi Machado Garcia
  • EEEM Antônio José Lopes Jardim

Cachoeira do Sul

  • EEEB Borges de Medeiros
  • EEEM Antônio Vicente da Fontoura

Canguçu

  • EEEM Professor José Veridiano Ferreira

Canoas

  • EEEM Guilherme de Almeida

Carazinho

  • EEEM Ernesta Nunes

Catuípe

  • Colégio Estadual Catuípe

Cerrito

  • EEEM Dr. Adão Orlando Alves

Cruz Alta

  • Dom Antônio Reis

Derrubadas

  • EEEM Getúlio Vargas

Dom Pedrito

  • Colégio Estadual Candida Corina Taborda Alves

Eldorado do Sul

  • EEEM Professora Américo Braga
  • EEEM Roseli Correia da Silva

Encruzilhada do Sul

  • IEE Gomercinda Dorneles Fontoura

Entre-Ijuís

  • Escola Técnica Entre Ijuis

Erechim

  • EEEM Irany Jaime Farina
  • Escola Estadual Normal José Bonifácio

Esperança do Sul

  • EEEM Olavo Bilac

Estrela

  • EEEB Vidal de Negreiros

Esteio

  • EEEM Professora Maria Sirley Vargas Ferraz

Espumoso

  • Instituto Estadual de Educação Dr. Ruy Piegas Silveira

Farroupilha

  • Colégio Estadual Olga Ramos Brentano

General Câmara

  • Instituto Estadual de Educação Vasconcelos Jardim

Glorinha

  • Colégio Estadual Deoclecio Ferrugem

Guaíba

  • EEEM Otero Paiva Guimarães
  • EEEM Izaura Ibañes Paiva

Herval

  • EEEM Corintho Avila Escobar

Hulha Negra

  • EEEM Manoel Lucas de Oliveira

Ibirubá

  • Instituto Estadual de Educação Edmundo Roewer

Ijuí

  • EEEM Otávio Caruso Brochado da Rocha

Inhacorá

  • EEEM Visconde de Cerro Alegre

Jóia

  • EEEM Joceli Correa

Lajeado do Bugre

  • EEEM Eugenio Korsack

Lavras do Sul

  • Instituto Estadual de Educação Dr Bulcão

Miraguai

  • Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela

Novo Hamburgo

  • Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini
  • Colégio Estadual Vila Becker
  • Instituto Estadual Madre Benicia

Nova Candelária

  • EEEM Nossa Senhora da Purificação

Osório

  • EEEM Albatroz

Palmeira das Missões

  • EEEB Palmeira das Missoes

Panambi

  • EEEM Paulo Freire

Passo Fundo

  • EEEB Monteiro Lobato

Pelotas

  • Colégio Estadual Dom João Braga

Piratini

  • EEEM Deputado Adão Pretto

Porto Alegre

  • EEEB Fernando Gomes
  • Instituto Estadual de Educação Paulo da Gama
  • Instituto Estadual de Educação General Flores da Cunha
  • EEEF Nações Unidas
  • EEEM Cristóvão Colombo
  • Colégio Estadual Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior

Porto Mauá

  • EEEM Almirante Tamandare

Rio Grande

  • EEEM Dr Augusto Duprat
  • EEEM Alfredo Ferreira Rodrigues

Riozinho

  • EEEM João Alfredo

Santa Cruz do Sul

  • EEEM José Mânica

Santa Maria

  • Colégio Estadual Prof Edna May Cardoso
  • EEEM Santa Marta

Santa Margarida do Sul

  • EEEM Marechal Hermes

Santana do Livramento

  • EEEM Dr Hector Acosta

Santo Ângelo

  • EEEM Buriti
  • Colégio Estadual Pedro II

Santo Antônio das Missões

  • EEEM Joaquim do Nascimento Barcelos

Sapucaia do Sul

  • EEEM de Olaria Daudt

São Borja

  • EEEM Militina Pereira Alvarez
  • EEEM Tricentenario
  • Instituto Estadual Arneldo Matter

São Gabriel

  • EEEM Dr Fernando Abbott

São José de Inhacora

  • EEEM Madre Madalena

São Luiz Gonzaga

  • EEEM São Luiz
  • Instituto Estadual de Educação Professor Osmar Poppe
  • EEEM Prof Terezinha Medeiros Schneider

São Sebastião do Caí

  • Instituto Estadual de Educação Paulo Freire

São Valério do Sul

  • EEEM São Valerio

Sobradinho

  • EEEB Padre Benjamim Copetti

Tapera

  • EEEM 8 de Maio

Tapes

  • EEEF Gaston Augusto Santos Cesar

Triunfo

  • EEEM Afonso Machado Coelho

Uruguaiana

  • EEEM Marechal Cândido Rondon

Vacaria

  • Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha
  • EEEM Padre Efrem

Venâncio Aires

  • EEEM Crescer
  • EEEM Adelina Isabel Konzen

Viamão

  • EEEM Santa Isabel
  • EEEM Dr Genesio Pires

Fonte: Estado do RS

Escrito por Jornalismo (Lauren)

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