A Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) abre nesta segunda-feira, 30, o processo de inscrição para a turma de 2025. Os estudantes interessados em uma vaga na escola, podem se inscrever com sua família até 11/12, na secretaria da escola (Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, 4016, em Linha Santa Cruz. Fone/whats (51) 98470-5685).
A Efasc é uma escola comunitária, mantida pela Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), que tem atualmente 32 parceiros institucionais, da esfera pública e privada, que ajudam a manter a escola. Os estudantes da escola são oriundos de 10 municípios: Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Vale Verde, General Câmara, Rio Pardo, Sinimbu, Gramado Xavier e Boqueirão do Leão.
Com uma formação de Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, a Efasc é voltada preferencialmente para filhos/as de Agricultores Familiares do Vale do Rio Pardo e jovens vinculados com o Campo. Os pré-requisitos para inscrição são: ter o Ensino Fundamental completo ou ser concluinte em 2024; morar e ter vínculo com o campo; residir em um dos municípios da área de abrangência da escola.
Com a metodologia da Pedagogia da Alternância, os estudantes permanecem uma semana na escola, em regime de internato, e a semana seguinte retornam para casa, onde realizam atividades de pesquisa e prática profissional orientada junto à sua família e comunidade. Assim, relacionam teoria e prática a partir de saberes e aprendizados complementares, oportunizados pela escola e pela família.
Fundada em 2009, a Efasc conta com 15 anos de experiência na educação do campo, tendo 368 jovens egressos que hoje atuam majoritariamente em espaços profissionais ligados à agricultura ou diretamente como técnicos agricultores junto à suas famílias.
Para se inscrever no processo de ingresso 2025, a família e o candidato/a devem comparecer pessoalmente na sede da escola, em horário comercial, para preencher um cadastro e realizar uma visita guiada, momento em que poderão saber maiores informações e conhecer as dependências do educandário.
O Setor de Vigilância e Ações em Saúde de Santa Cruz do Sul informa que, de forma temporária, o telefone para contato é o (51) 2109-9305. Da mesma forma, a Central de Regulação e Agendamento também está atendendo pelo novo contato: (51) 2109-9306. O motivo da mudança é devido a paralisação dos serviços da operadora Oi.
Comentários da publicação (0)