A ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), votou na manhã deste domingo, 27, no Colégio Santo Agostinho, no bairro de mesmo nome, na zona sul de Belo Horizonte.
A ministra pediu neste sábado, 26, para os eleitores das cidades onde haverá segundo turno votarem neste domingo. A ministra defendeu que comparecer às urnas é um ato que honra aqueles que lutaram pela democracia no País e que garante o direito para as gerações futuras.
Em 51 cidades do País — 14 delas, capitais — haverá segundo turno para decidir quem será o próximo prefeito ou prefeita. O TSE é responsável pela Justiça Eleitoral e pela totalização de votos em todo o País.
“Sua participação é fundamental: pelos que sonharam com a democracia antes de nós e lutaram para que tivéssemos esse direito; e para os que virão depois de nós, persistindo no mesmo empenho por um Brasil mais justo”, disse a ministra no pronunciamento.
A abstenção no 1º turno, realizado no dia 1º de outubro, foi de 21,71% em todo o país, número considerado alto pela presidente da TSE.
Do total de beneficiários que já receberam devolução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), principal tributo estadual, 84,7% são mulheres, índice que vem sendo mantido desde a criação do programa Devolve ICMS, em 2021, quando cerca de 80% dos chefes de famílias eram do sexo feminino no Rio Grande do Sul. Os dados são do Painel de Transparência do Devolve ICMS. A ferramenta revela também que mais […]