Nesta sexta-feira (28/06), a Emater/RS-Ascar divulga a estimativa inicial da Safra de Grãos de Inverno do RS. A atividade acontece no auditório do Escritório Central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo canal do Programa Rio Grande Rural no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=LjJO5dVWPyo). Durante o evento serão comemorados os 35 anos do Informativo Conjuntural, publicado semanalmente e de forma ininterrupta desde 21 de junho de 1989.
O Informativo registra os dados conjunturais de produção, produtividade e preços das principais culturas da agricultura e da pecuária gaúchas, relacionando-os às condições do clima e aos contextos de formação de preços, comercialização e perspectivas de safra das diferentes regiões produtoras do Rio Grande do Sul.
A extensionista e editora do Informativo, Alice Schwade Kleinschmitt, explica que ele é fonte de informação para os veículos de comunicação do país, e subsidia órgãos e entidades na construção de políticas públicas ou inserção no mercado. “Através do Informativo Conjuntural são definidas ações governamentais relacionadas à agropecuária, orientando também os produtores na tomada de decisão”, salienta Alice.
A construção do documento, publicado todas as quintas-feiras à tarde, envolve a participação de extensionistas de todo o Estado, na coleta das informações que possibilitam traçar o cenário das culturas e criações. “Nós temos uma estrutura bem organizada para chegarmos ao produto final. O colega do Escritório Municipal busca as informações junto a seus assistidos, a fim de identificar a situação no município, e repassa essa informação para o seu Regional. O Escritório Regional compila os dados de sua área de abrangência e nos encaminha para elaborarmos a versão final, que demonstra a situação do setor agropecuário de todo o RS”, detalha Alice.
O Conjuntural divulga ainda a comercialização atacadista de hortigranjeiros pela Ceasa/RS, e publica dados meteorológicos do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva descartou a desvinculação do piso das aposentadorias do salário mínimo. Ele afirmou também que não vai mexer na política de valorização do mínimo. “A palavra salário mínimo é o mínimo do mínimo que uma pessoa precisa para sobreviver. Se eu acho que eu vou resolver o problema da economia brasileira apertando o mínimo do mínimo, eu estou desgraçado, eu não vou para o […]
Comentários da publicação (0)