Santa Cruz do Sul é palco para a 35ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), que ocorre no Parque de Eventos. O evento iniciou hoje e vai até o domingo, 16, e promete reunir cerca de 10 mil pessoas e mais de 3 mil competidores, no evento que tem como realizadores a Fundação Cultural Gaúcha (FCG) e a 5ª Região Tradicionalista (5ª RT), com patrocínio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.
Na manhã desta quinta-feira, em cerimônia realizada no Parque de Eventos, o prefeito Sérgio Moraes anunciou emenda parlamentar oriunda do deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz, que visa a destinação de R$ 210 mil para três entidades tradicionalistas do município.
Moraes disse que todas emendas são bem-vindas na cidade, independentemente do partido. Ele promete melhoras na estrutura do parque.”Já estamos com o parque lotado, fico imaginado como vai estar hoje à noite e durante o final de semana. Esse parque foi criado há 24 anos no meu governo e eu acredito que por ranço político ele foi abandonado. Santa Cruz não tem espaço para divisões. Quem vir pra cá, no ano que vem, vai se surpreender com a estrutura que teremos, temos quatros anos à frente da prefeitura para melhorarmos o Parque de Eventos e isso vai ser feito”, projeta.
A Fecars acontece pela terceira vez no município, com representantes das 30 regiões tradicionalistas do Estado. Entre os atrativos estão as provas de laço, que compreendem as modalidades Rapaz, Irmão, Vaqueano, Veterano, Piá, Menina, Guri, Guria, Prenda, Patrão e Capataz, Vaca Parada, entre outros, além de Gineteada e Prova de Rédeas. Em paralelo será realizado o Torneio de Truco Cego de Integração e o Seminário de Cultura Campeira, com o tema “Rio Grande Antigo: Do Acessório à Lida, o Legado do Gaúcho”. Para participar, é necessário ser representante de uma entidade filiada ao MTG.
Por: Henrique Bauer