Agricultura

Estado continua vigilância ativa em região de Anta Gorda com foco de doença de Newcastle

today24/07/2024 14

Fundo
share close

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), continua as atividades de vigilância ativa e contenção de foco na região de Anta Gorda, onde houve um caso confirmado de doença de Newcastle em um aviário comercial. Até terça-feira, 23, o Serviço Veterinário Oficial do Estado vistoriou 520 propriedades de 858 localizadas no raio de dez quilômetros a partir do foco, entre granjas comerciais e criações de subsistência.

As barreiras sanitárias continuam funcionando, ininterruptamente, em quatro pontos, dentro do raio de três quilômetros (área perifocal); e em dois locais, no raio de dez quilômetros (área de vigilância). Até o momento, foram abordados 475 veículos-alvo na área perifocal e 219 na área de vigilância.

“Estamos discutindo as reduções paulatinas das barreiras com base no movimento e na avaliação de risco. Pelo andamento das vigilâncias, todas as propriedades deverão ser visitadas até o final da semana, incluindo uma segunda vigilância na área perifocal”, detalha o diretor-adjunto do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Francisco Lopes.

Não houve novas suspeitas de focos da doença. As três investigações que resultaram em coletas e análise laboratorial das amostras tiveram resultados negativos. Uma coleta de amostras de suspeita fundamentada de síndrome respiratória e nervosa das aves, realizada no município de Progresso, foi encaminhada para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas (SP).

Todas as suspeitas da doença, que incluem sinais respiratórios, neurológicos e mortalidade alta e súbita em aves, devem ser notificadas imediatamente à Seapi, por meio da Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária, pelo sistema e-Sisbravet ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.

Fonte: Estado do RS

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Rádio Santa Cruz

Destaques

Sentença obriga empresa de Santa Cruz a regularizar jornada de funcionários

Decisão proferida em ação movida pelo MPT-RS confirma obrigações já concedidas em liminar e estabelece R$ 150 mil de indenização por danos morais coletivos Sentença proferida pelo juízo da 1ª Vara do Trabalho de Santa Cruz do Sul em uma Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RS) obriga a empresa Medilar Importação e Distribuição de Produtos Médico-Hospitalares S/A a regularizar as práticas de registro da jornada laboral das suas trabalhadoras […]

today24/07/2024 168

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%