Neste mês de combate e prevenção ao câncer de mama e colo de útero, mais conhecido como Outubro Rosa, a Coordenadoria da Mulher, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, está organizando a primeira edição da Feira Rosa por Você. O evento será realizado na quarta-feira, dia 16, das 9h às 17h, na Praça da Bandeira, e vai reunir diversas entidades para sensibilizar a população sobre os riscos das doenças e a importância do diagnóstico precoce.
Instituições de saúde, entidades de apoio a pacientes e familiares, universidade e grupos de voluntários que apoiam a causa estarão na praça levando informações e orientações para o público em geral acerca de serviços e iniciativas que contribuam para promover saúde, bem-estar e qualidade de vida. “Nosso objetivo é alcançar a todos, indistintamente, mulheres, homens e população LGBT+. Acreditamos que levar informação é a melhor forma de proteger a vida, sempre com foco na prevenção e não na doença”, observou a coordenadora municipal da Mulher, Fátima Gilvandra Rodrigues.
A feira será uma oportunidade para quem precisa colocar em dia exames preventivos. O Hospital Ana Nery estará no local com o seu consultório móvel e junto com o Empodera Oncoimagem e a Fios de Esperança, disponibilizará prova de perucas, lenços e toucas para pacientes em tratamento.
O Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII) do Hospital Santa Cruz estará divulgando seus serviços e levando informações sobre o novo Centro de Saúde da Mulher, que será aberto em breve. Também haverá venda de guarda-chuvas, cuja renda será revertida para a realização de mamografias.
A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar um espaço para prestar orientações sobre alimentação saudável, sobre cuidados com a saúde bucal e também para aplicação de algumas vacinas. Haverá atividades e também uma exposição relacionada às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como arteterapia, Lian Gong, acupuntura, auriculoterapia, moxabustão e ventosaterapia.
Também vão marcar presença a Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (Appot), Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) e Liga Feminina de Combate ao Câncer. Representantes dessas entidades estarão conversando sobre o serviço prestado aos assistidos, realizando atividades lúdicas e vendendo camisetas, artesanatos e produtos. E a Coordenadoria da Diversidade vai reforçar a importância do autocuidado para as pessoas trans.
A feira contará ainda com a participação do grupo de mulheres voluntárias Associação Roxinhas e da Unisc, que vai levar para a Praça da Bandeira, a Farmácia e a Clínica do Movimento Humano. E terapeutas do Projeto Viver Além do Câncer vão falar sobre o livro homônimo e conversar com a comunidade sobre terapias que auxiliam pessoas em tratamento oncológico a compreenderem os fatores emocionais e biológicos desta difícil etapa de vida.
Serão 27 propriedades beneficiadas por meio do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) torna público o edital de seleção de propriedades para promover revitalização de nascentes da Bacia do Arroio Urubé, afluente do Rio Pardinho, por meio do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O Programa visa selecionar até 27 propriedades. O Arroio Urubé é um dos afluentes do Rio […]
Comentários da publicação (0)