Rio Grande do Sul

Fenômeno conhecido como microexplosão deixa 1,2 mil casas destelhadas em São Luiz Gonzaga

today17/06/2024 71

Fundo
share close

O fenômeno climático que atingiu São Luiz Gonzaga, na Região das Missões, por volta das 22h30min de sábado (15) foi classificado pela Sala de Situação da Defesa Civil do Estado como microexplosão. O fenômeno é decorrente de intensa instabilidade associada a uma frente fria estacionária, juntamente com o fluxo de umidade do Norte do País.

De acordo com levantamento da prefeitura, cerca de 1,2 mil residências, quatro escolas, dois postos de saúde, o prédio da Secretaria Municipal de Saúde, o Museu Arqueológico e diversos estabelecimentos comerciais foram destelhados pelos fortes ventos e queda de granizo. Pelo menos uma pessoa ficou ferida.

“Foi registrado que uma pessoa se feriu enquanto tentava colocar lonas em sua residência”, informou a Defesa Civil.

O órgão afirmou que a microexplosão é um fenômeno que pode ocorrer quando existem tempestades intensas com muitas descargas elétricas, granizo e muita água na sua base. “Quando a nuvem não suporta mais a quantidade de água, ela despeja todo esse volume significativo em direção ao solo, fazendo com que ocorra muita precipitação em pouco tempo, geralmente sendo acompanhada de rajadas de vento que podem chegar a 150 quilômetros por hora”, explicou a Defesa Civil.

“Toda a estrutura da prefeitura, Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Militar e Defesa Civil Municipal e Regional trabalha no atendimento às famílias e estabelecimentos afetados pela forte tempestade que atingiu São Luiz Gonzaga às 22h30min de sábado. Mais de 1,2 mil residências foram destelhadas ou sofreram algum tipo de avaria, o que leva os dados iniciais a calcularem mais de 15 mil pessoas diretamente atingidas pelo temporal, que teve cerca de 15 segundos intensos de queda de granizo, ventos muito fortes e chuva torrencial”, informou a prefeitura de São Luiz Gonzaga.

Fonte: O Sul

Escrito por Jornalismo

Rate it

Post anterior

Economia

Mercado financeiro aumenta a estimativa de inflação para este ano no Brasil

A estimativa do mercado financeiro para a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) neste ano no Brasil subiu de 3,90% para 3,96%. A projeção para 2025 avançou de 3,78% para 3,80%. Os dados constam no Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Banco Central. Já a estimativa para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2024 passou de 2,09% para 2,08%. Para 2025, a […]

today17/06/2024 17

Comentários da publicação (0)

Deixe uma resposta

O seu email não vai ser publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


Rádio Santa Cruz | Rua Ramiro Barcelos, 737 – Centro | Santa Cruz do Sul – RS / CEP 96810-054

Websites: Magicpage

0%