Três embarcações com equipes do Corpo de Bombeiros devem chegar à Santa Cruz do Sul a partir das 13h desta terça-feira, 30, vindas de Porto Alegre. Os recursos irão integrar os esforços para a remoção dos atingidos pela enchente no Rio Pardinho já no começo da tarde.
A notícia foi um dos anúncios feitos durante a primeira reunião do Gabinete de Crise convocada pela prefeita Helena Hermany, ocorrida na manhã de hoje. O encontro contou com a presença de integrantes do secretariado municipal, da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros, do Exército e da RGE.
A chefe do Executivo Municipal enfatizou a importância da mobilização das autoridades e o apoio da comunidade para o sucesso das atividades de socorro aos atingidos. “Estamos diante de um grande desafio, mas confio na capacidade de todos que estão se dispondo a ajudar. Juntos, vamos superar esse momento”.
A prefeita reforçou o apelo para que os moradores das áreas atingidas saiam de seus imóveis e se dirijam para os alojamentos municipais. “Estamos diante de uma grande calamidade. O que podemos fazer hoje pelas pessoas é acolhê-las e salvar vidas”.
Também foi solicitado apoio à Patrulha Ambiental da Brigada Militar de Rio Pardo para a retirada da população. Também está mantido o pedido de ajuda a voluntários que possuam barcos a motor, para auxiliarem no transporte das pessoas que ainda se encontram isoladas pela água. O combustível será disponibilizado pela Administração Municipal.
A prefeita Helena solicitou à Procuradoria-Geral do Município a atualização dos decretos e leis emergenciais relacionadas aos eventos climáticos desencadeados desde o último sábado. Desta forma, busca-se dar maior agilidade para a prestação de assistência humanitária, mobilização de recursos e coordenação de ações de resgate e reconstrução às áreas afetadas.
Os desabrigados seguem sendo encaminhados para os pavilhões 2 e Central. O alojamento também está fornecendo refeições a todos os acolhidos. A Prefeitura já encomendou 150 colchões, além de roupas de cama e travesseiros. Entretanto, pede à comunidade que disponha desses itens para doação que os entreguem no Pavilhão Central da Oktober. Também estão sendo aceitos toalhas, produtos de higiene, calçados, roupas da estação e ração para animais.
Um ambulatório foi montado no Parque da Oktoberfest, com uma equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais para apoio psicológico às vítimas.
No âmbito urbano, o secretário de Obras e Infraestruturas Edmar Hermany relatou que 16 equipes estão trabalhando na desobstrução de tubulações entupidas, para melhor escoamento da água da chuva. Durante a ação, estão sendo retirados das canalizações objetos como pneus, sacos plásticos e de cimento. A Guarda Municipal já está com todo o seu efetivo convocado para atuar durante o período de calamidade.
Hermany também reforçou o pedido para que curiosos se mantenham afastados das áreas atingidas, evitando transtorno aos trabalhos de salvamento e exposição desnecessária a riscos.
Energia elétrica
Conforme a RGE, cerca de 600 clientes foram desligados no bairro Várzea, de um total de 2,6 mil no município, devido ao risco de choques elétricos. O consultor de Negócios da RGE, Eduardo Döring, recomendou à população que, ao constatar água na altura das medições, deve manter-se afastada de medidores de energia e solicitar o desligamento da rede pelos canais da companhia: aplicativo CPFL Energia, sms para 27350, pelo site rge-rs.com.br e pelo whats 51 99955-0002.
Barcos para ajudar no resgate e socorro à comunidade
Os proprietários de barcos que queiram colaborar no resgate dos flagelados devem entrar em contato com os números 153 (Guarda Municipal), e pelos celulares 51 98967-5168 (somente whatsapp) ou 51 98967-5636 (ligações). Os mesmos números também estão disponíveis para atender a população que precise de ajuda.
Santa Cruz do Sul está vivendo um momento delicado devido às fortes chuvas que assolam a região. Desde a noite dessa segunda-feira, 29, a Prefeitura de Santa Cruz atua na remoção de famílias do bairro Várzea, um dos mais atingidos na cidade. Na manhã desta terça-feira, 30, a RGE precisou interromper o abastecimento de energia daquela região. A medida foi tomada por questões de segurança. A Prefeitura de Santa Cruz […]
Comentários da publicação (0)