O Gauten Parque de Inovação e Tecnologia, localizado no Distrito Industrial, foi palco de mais um encontro com potenciais empreendedores do futuro, na manhã desta terça-feira, 18. O local recebeu a visita de alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Nossa Senhora do Rosário, do Bairro Cohab/Independência, de Santa Cruz.
A programação iniciou com uma visita a todos os setores do parque, guiada pelo Chefe de Inovação e Empreendedorismo, Guilherme Della Giustina. Os estudantes puderam conhecer desde as áreas administrativas até as empresas e startups instaladas no local.
Na sequência, no Espaço 360, dois momentos de diálogo dos alunos com representantes de duas empresas marcaram o encontro. Na primeira explanação, a CEO da Protege Química, Júlia Giovanaz, falou da importância de estar repassando aos jovens a criação de seu empreendimento. “O meu objetivo com o dia de hoje foi aproximar o assunto de inovação, ciência e tecnologia da realidade deles, desmistificando que o inventor é necessariamente um gênio fora da curva. Espero que eles consigam a partir de hoje perceber que tudo o que foi inventado partiu de uma ideia inicial e da cabeça de uma pessoa comum, e de que eles também são capazes”, declarou.
Em um segundo momento, a conversa ocorreu com o CEO da LimbX, Natã Vargas, startup que desenvolve próteses para pacientes amputados. “Foi uma excelente oportunidade para eles explorarem diferentes áreas de interesse, de se envolverem com profissionais da área e até mesmo de descobrir vocações que talvez não tivessem considerado ainda”, disse Natã.
O professor da Escola Rosário, Matheus Francisco Zavacki, que acompanhou os educandos na atividade, comentou que inserir os jovens ao mundo real é fundamental. “Eu percebi que esta área de inovação e empreendedorismo, é um mundo totalmente desconhecido para eles, apesar de estarem conectados. E nada melhor do que virem em um ambiente inovador, para entenderem melhor e estarem por dentro do que está acontecendo”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cesar Cechinato, comentou da importância de o parque estar à disposição da comunidade. “Santa Cruz já é referência não só no ramo industrial, mas também em tecnologia, inovação e cocriação. Oportunizar que nossos futuros empreendedores enxerguem o parque como impulsionador de ideias, é fundamental para as novas gerações. Nossas portas estão sempre abertas para todos”, assegurou.
A Secretaria de Obras e Infraestrutura concluiu nesta terça-feira (18) o conserto da cabeceira da ponte que liga Santa Cruz do Sul a Rio Pardo na localidade da Reserva dos Kroth. Com isso, o trânsito para veículos pesados foi liberado no local. No dia anterior, reparo inicial já havia permitido o tráfego de veículos leves pela estrutura.
Comentários da publicação (0)