Será a 5.375 quilômetros de Porto Alegre que o Grêmio vai iniciar a sua caminhada em busca do hexacampeonato da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, às 19h30min, o Tricolor enfrenta o São Raimundo, no estádio Canarinha, em Boa Vista, na capital de Roraima. Por ser jogo único, quem vencer avança para a próxima fase. O empate leva a decisão da vaga para os pênaltis.
O técnico Gustavo Quinteros poderá contar com quase todos os novos contratados. A exceção é Luan Cândido, que ficou em Porto Alegre para aprimorar a parte física, sendo preparado para estar à disposição na semifinal do Campeonato Gaúcho, contra o Juventude, na Arena.
A grande expectativa é pela estreia de Francis Amuzu. O atacante belga tem boas possibilidades de iniciar a partida no lugar de Pavon, que se recupera de lesão muscular na coxa esquerda. Como falou na entrevista de apresentação, o camisa 9 prefere atuar aberto pelo lado esquerdo. Com isso, Aravena poderia ser deslocado para a direita.
A outra estreia pode acontecer na lateral esquerda. Vindo do Vitória com ritmo de jogo, Lucas Esteves deve iniciar o confronto no Norte do Brasil. Ainda mais que ele é o único jogador da posição neste momento. Antes de chegada do camisa 25, Quinteros vinha utilizando de forma improvisada o zagueiro Viery. Em recuperação de lesão muscular, Mayk tem negociação para atuar no Novorizontino.
O zagueiro Wagner Leonardo e o atacante Cristian Olivera devem ficar como opções no banco de reservas para o decorrer do duelo. Assim como Gabriel Grando, que foi titular em Erechim no último final de semana, e verá Tiago Volpi como titular. No meio-campo, a outra novidade será Gustavo Cuéllar, substituindo Dodi e formando dupla de volantes com Matías Villasanti.
Pentacampeão da Copa do Brasil, o Grêmio foi eliminado apenas uma vez na primeira fase da competição nacional. Em 2022, sob o comando de Roger Machado, hoje no rival Inter, o Tricolor foi derrotado pelo Mirassol por 3 a 2, no estádio Municipal José Maria de Campos Maia, no interior paulista. Os gols gaúchos foram marcados por Diego Souza e Bruno Alves.
No ano passado, sob o comando de Renato Portaluppi, o Grêmio deixou a competição na fase de oitavas de final, após dois empates com o Corinthians por 0 a 0 e derrota nos pênaltis por 3 a 1, no Couto Pereira.
Fonte: Correio do Povo