Cineminha com pipoca foi o que os idosos atendidos no Cras Beatriz Jungblut, do Bairro Santa Vitória, puderam aproveitar na última sexta-feira, 14 de fevereiro. Em uma sala ambientada no local, cerca de 40 pessoas passaram a tarde de frente para um telão, e assistiram aos filmes, Eu, Tibano, de Diego Taffarel (produção santa-cruzense), e Antes que eu me esqueça, de Tiago Arakilian (Brasil).
A exibição foi possível através de edital da Lei Paulo Gustavo, em que a Associação Amigos do Cinema inscreveu o projeto de itinerância Férias com Cinema, através da Secretaria Municipal de Cultura. A associação completa 25 anos neste ano.
De acordo com a produtora executiva do projeto, Magui Kampf, o projeto tem a finalidade de promover a itinerância de filmes brasileiros e santa-cruzenses para mais pessoas. “A ideia é levar filmes para os bairros e periferia, dentro do projeto Férias com Cinema”, explicou ela. Sessões em outras entidades e praças também foram oferecidas durante as férias. Na volta às aulas, duas escolas da rede municipal ainda receberão o projeto.
Quem estava toda feliz, e com saquinho de pipoca na mão, era a aposentada Elaine Klafke, de 67 anos. “Nunca fui num cinema, não sei como é de verdade. Mas acho que é igual a este aqui, né, gostei muito do filme e ele ensina muita coisa para nossas vidas”, disse ela.
Ana Lúcia de Oliveira, que atua como assessora no Cras, avaliou a ação. “Foi uma manhã incrível. Muitos dos idosos lembraram que já haviam passado na frente de um cinema, mas não tiveram oportunidade de conhecer. O cheirinho da pipoca e o filme fizeram eles vivenciarem um momento único”, revelou Ana Lúcia.
Nesta terça-feira, 18, às 19h30, a Associação Amigos do Cinema realiza a primeira sessão do ano. Para quem tiver interesse em se inscrever, as sessões são gratuitas e acontecem na Rua Sete de Setembro, 489, Centro, na sede do Sindibancários.