Nesta segunda-feira, 30 de setembro, a conscientização vai mobilizar mais de 19 mil colaboradores em todo o Brasil. O Grupo também já doou mais de mil toneladas de alimentos para o Mesa Brasil
O Dia Internacional contra o Desperdício de Alimentos, criado em 2019, pela Organização das Nações Unidas, celebrado em 29 de setembro, reflete uma prática do Grupo Pereira em suas mais de 120 unidades no Brasil. No Grupo Pereira, a data será comemorada na segunda-feira, 30 de setembro, com um cardápio especial na refeição de mais de 19 mil funcionários. No Rio Grande do Sul, a ação será promovida nos refeitórios das três unidades do Fort Atacadista em Canoas, em Viamão e em Caxias do Sul, e também no Centro de Distribuição em Viamão.
O Grupo Pereira também realiza doação de alimentos onde estão suas unidades a partir de uma parceria com o Programa Mesa Brasil. “Desde o ano passado, o Grupo Pereira faz doações de produtos impróprios para venda, entretanto próprios para consumo. Nosso principal objetivo é contribuir com instituições sociais (vinculadas ao Mesa) que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Desde o ano passado, mais de mil de toneladas de alimentos foram destinadas a instituições sociais de várias partes do País”, conta Adrileny Constantino, coordenadora de ESG do Grupo Pereira. No RS, onde a parceria com o Mesa Brasil começou este ano, já foram doadas mais de 6 toneladas de alimentos.
Nesta segunda-feira, 30 de setembro, para celebrar o Dia Internacional contra o Desperdício de Alimentos, todos os refeitórios do Grupo Pereira servirão pratos com um ingrediente versátil e que está presente em doces e salgados na alimentação dos brasileiros: a banana. No cardápio, em Canoas, por exemplo, será servido farofa de banana, arroz com banana e chico balanceado, uma sobremesa típica gaúcha. Já em Viamão, a estrela da refeição será a sobremesa, uma banoffee para 180 pessoas, sugerida pela nutricionista Sabrina da Silva Costa.
Nas lojas do Grupo Pereira, a conscientização contra a perda e o desperdício de alimentos faz parte da rotina. “Com a redução do lixo, o impacto ambiental diminui. Também ocorre uma economia com os custos com os alimentos e a alimentação fica mais saudável, com opções mais saudáveis e nutritivas para os colaboradores e para os clientes”, destaca.
A nutricionista Luciana Costa Silva revelou as receitas desse cardápio especial para quem quiser reproduzir em casa:
Farofa com Banana
Rendimento: 500 gramas
Validade: 2 dias
Ingredientes:
2 ½ xícaras de chá farofa pronta
2 unidades de bananas grandes
1 colher de sopa cheia de margarina (ou manteiga)
1 cebola pequena
1 colher de sopa cheia de óleo de soja
Cheiro verde a gosto
Preparo: Corte a cebola em cubos e reserve. Descasque e corte a banana em cubos pequenos. Em uma panela, aqueça o óleo e frite as bananas até dourar. Coloque as bananas sobre papel toalha para retirar o excesso de óleo. Em uma panela, derreta a margarina e doure a cebola. Acrescente a farofa pronta. Coloque as bananas fritas. Finalizar com cheiro-verde e misturar.
Arroz de Banana
Rendimento: 600 gramas
Validade: 2 dias
Ingredientes: 2 xícaras de chá de arroz branco cozido
2 bananas médias
1 cebola média
1 colher de sopa de margarina
Cheiro-verde a gosto
Preparo: Corte a cebola em cubos pequenos e reserve. Corte a banana em cubos pequenos e reserve. Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente a cebola até dourar. Acrescente a banana picada. Depois, coloque o arroz já cozido e mexa para misturar. Finalizar com cheiro-verde.
Sobremesa de banana (Chico Balanceado)
Rendimento: 10 porções
Validade: 2 dias
Ingredientes:
– Banana Caramelizada
1 xícara de chá de açúcar
½ xícara de água quente
3 bananas cortadas em rodelas
– Creme
1 lata de leite condensado
1 e ½ xícara de chá de leite integral
4 gemas
½ colher de sopa de amido de milho
– Cobertura
4 claras
1 xícara de chá de açúcar
Preparo:
Banana Caramelizada – em uma panela deixe o açúcar dourar. Junte a água quente e mexa com uma colher. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Espere amornar e distribua em um refratário. Coloque as bananas e reserve.
Creme – em uma panela junte o leite condensado, o leite, as gemas e o amigo e leva ao fogo médio, mexendo sempre para não formar grumos, por cerca de cinco minutos até engrossar. Distribua o creme sobre as bananas. Reserve.
Cobertura de Merengue (ou Suspiro) – em uma panela, misture as claras e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sem parar por 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns minutos e continuando a mexer para não cozinhar. Transfira para a batedeira e bata até dobrar de volume e formar um merengue consistente.
Distribua a cobertura no creme e leve ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de cinco minutos até dourar o merengue.
Sobre o Grupo Pereira:
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 61 anos de história em 2024. Atualmente, conta com mais de 19 mil funcionários nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
O Grupo Pereira tem 123 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 60 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 21 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens e 2 postos de combustível. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1 milhão cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.
O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.
Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.
A justiça eleitoral realizou nesta sexta-feira, 27, uma reunião com advogados representantes das coligações que disputam a eleição municipal em Vale Verde, além dos coordenadores de campanha. Estiveram presentes o promotor de Justiça Eleitoral, Eduardo Ritt, o comandante do 23º BPM, major Cristiano Cuozzo Marconatto, os advogados da coligação Vale Verde Pode Mais, Anna Maria Vicente Dornelles, e da coligação Aliança Pelo Vale, Clauber Luis Fischer. Foram abordados temas como […]
Comentários da publicação (0)