Profissionais do Hospital Santa Cruz (HSC) e acadêmicos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) participaram, entre os dias 20 e 23 de novembro, do 19º Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento reuniu especialistas renomados e convidados nacionais e internacionais para debater a prevenção e o controle de infecções relacionados à assistência à saúde.
A Unisc foi representada por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS), além de enfermeiros, médicos, farmacêuticos e residentes de farmácia clínica que representaram a Universidade e o Hospital em atividades científicas e como congressistas. As doutorandas Eliane Carlosso Krummenauer, que é diretora de enfermagem do HSC, e Rochele Mosmann Menezes, que também atua na casa de saúde, participaram da programação científica apresentando dados de suas teses em aulas e trabalhos científicos, contribuindo com reflexões e evidências na área.
O médico infectologista Marcelo Carneiro, que é diretor técnico do HSC e professor do PPGPS, esteve presente e organizou um curso pré-congresso sobre gerenciamento de antimicrobianos, abordando essa temática durante a programação científica do evento. Eliane, Carneiro e Rochele contribuíram com temáticas como gerenciamento de antimicrobianos, critérios e medidas de prevenção de infecções, além do uso de tecnologias em serviços de endoscopia.
Outros profissionais do HSC, como as enfermeiras Maitê Magdalena e Adália Loureiro, e os residentes da farmácia clínica Paula Trevisan e Lucas Muller participaram como congressistas, enriquecendo a troca de experiências e fortalecendo a integração entre assistência e academia. Conforme a enfermeira Eliane, o congresso abordou uma variedade de temas, desde a epidemiologia de doenças emergentes até soluções inovadoras para a gestão de infecções relacionadas à assistência à saúde.
“A participação no evento proporcionou um valioso momento de aprendizado, interação e troca de experiências, reafirmando o compromisso dos profissionais e pesquisadores do Hospital Santa Cruz e da Unisc com a excelência no cuidado à saúde e na produção de conhecimento científico”, avaliou a diretora.